15 dicas de sucesso para Landing Page

15 dicas de sucesso para Landing PageSempre recomendamos a criação de Landing Page para uma campanha de marketing online e até mesmo offline, buscando passar a mensagem com mais clareza ao seu usuário e obter altas taxas de conversão. Como cada página possui um objetivo, não existe um manual de como construir uma página de sucesso, porém existem diversas práticas que podem ser adaptadas para cada objetivo e aumentar consideravelmente o desempenho de sua Landing Page.

Não estou tirando a importância da mensuração de resultados e das otimizações que deverão ser feitas no decorrer da campanha. O que quero passar para vocês é que não precisamos subir uma página “sem pé e sem cabeça” para otimizarmos e melhorarmos a performance desta página ao longo do tempo, rasgando o investimento feito no início da campanha.

Confira abaixo 15 dicas preciosas para o desenvolvimento de sua página:

Espaçamento e Clareza

É importante ter um bom espaçamento entre os elementos da página. Uma página confusa cria insegurança no usuário. Um design clean também ajuda a manter o usuário focado no seu objetivo.

Call to Action

Este é o seu objetivo. Ele deve ter um lugar de destaque na sua página e ser um elemento com contraste forte e que chame a atenção do usuário. Inclua indicações visuais que apontem para seu Call to Action e direcione a navegação do usuário até o seu CTA – Mais uma vez parece simples, porém é bastante comum trabalharmos em páginas de e-commerce em que o botão (CTA) fica escondido ou em muitos casos nem existe.

Feedbacks

Testemunhos dão mais confiabilidade ao site. Procure usar testemunhos reais, com imagens dos clientes e links para redes sociais – se possível. A opinião de outros usuários tem se tornado cada vez mais o principal diferencial para uma tomada de decisão, portanto não podemos vacilar e deixar nossos concorrentes ganharem espaço com uma simples alteração na página.

Informações detalhadas

Uma página clean não significa uma página sem detalhes. Quanto mais informação melhor, basta colocar as informações de forma simplificada e de uma forma que não prejudique a navegação do usuário. Essa informação não precisa estar acima do fold. Ela geralmente será procurada por usuários já interessados e dispostos a rolar a página para baixo. Neste caso, inclua mais um Call to Action ao final da página para que o usuário não tenha que rolar a página novamente para converter. Call to Action nunca é demais. Lembre-se sempre que nosso usuário é preguiçoso e nosso concorrente sempre buscará facilitar a vida do usuário para ganhar mais clientes.

Foto ou Vídeo

Inclua sempre uma imagem do seu produto ou uma imagem que ilustre o seu serviço. Ela deve ter uma aparência profissional. Alguns testes mostraram que vídeos aumentam enormemente a taxa de conversão de uma Landing Page, podendo chegar a até 80% de diferença entre um site com vídeo e outro sem vídeo. Este vídeo pode ser uma demonstração do seu produto, uma matéria em que o seu produto foi mencionado, etc. Varia conforme o produto / objetivo de seu site.

Informações de Pagamento

O usuário não precisa fazer todo o processo de compra do seu produto para descobrir que você não aceita a forma de pagamento que ele gostaria de utilizar. Inclua informações de pagamento claras na sua Landing Page e claro, procure trabalhar com todas as formas de pagamento possíveis, evitando perder usuários por um detalhe tão simples!

Logotipo

A marca de sua empresa não deve aparecer mais do que o Call to Action de seu site – ou você quer que ele fique clicando em seu logotipo ao invés do botão comprar?

Mensagem

A mensagem de seu site precisa estar coerente com a mensagem de sua campanha e apontar os benefícios de seu produto. Ex. Frete Grátis, Parcelamento em 12x sem juros, promoções exclusivas, etc. A mensagem varia conforme o objetivo de seu site / produto. O importante é que ela seja clara e objetiva para os diferentes públicos que entrarem em seu site.

Múltiplos Call to Action

Incluir botões com destaque na página e em todo o momento em que o usuário estiver interagindo. Ex. Se sua página tem um vídeo, coloque um botão comprar com bastante destaque ao lado do vídeo, no campo de visão do seu usuário. Mais uma vez, nosso usuário é preguiçoso, não podemos dar trabalho para ele.

Evite fuga do usuário

Em uma Landing Page, não podemos ter banners ou links que chamem a atenção do usuário e faça com que ele saia de sua página para visitar outro site / produto. Você levou o usuário para aquela página e ele precisa converter o objetivo daquela página.

Home Page não é Landing Page

Parece simples, mas é bastante comum encontrarmos campanhas que estão sendo direcionadas para Home Page de um site. Não vamos dar trabalho para nosso usuário, vamos direcioná-lo diretamente para a página que ele está procurando.

Bom, falamos bastante sobre o design para criação de uma Landing Page de sucesso, mas, sabemos que não é só isso. Abaixo, temos algumas boas práticas que normalmente passa desapercebido pela turma de marketing, mas que interferem diretamente no sucesso de uma página de entrada:

Técnicas de SEO

Desenvolver a Landing Page com boas práticas de SEO irá melhorar o posicionamento de sua página em sites de busca e, para Landing Pages utilizadas em campanhas de Links Patrocinados, é imprescindível um bom desenvolvimento para aumentar o Quality Score e, com isso, reduzir seu CPC – Custo Por Clique, melhorar seu posicionamento no buscador e aumentar o ROI – Return of Investiment, de sua campanha.

Compatibilidade com todos os Browsers

Com o crescimento da Apple no Brasil, o aumento de acessos via mobile e claro, com o ganho de mercado dos browsers Google Chrome e Firefox, você não pode criar uma página que seja compatível apenas com o Internet Explorer, certo? Por mais óbvio que pareça, é bastante comum detectarmos este tipo de problema em Landing Pages, portanto, vamos criar páginas compatíveis com todos os navegadores e acessos via Mobile.

Evite o uso de Pop-Ups, Pop-Unders, etc

Como dizemos algumas vezes neste capítulo, nós não podemos dificultar a vida de nosso usuário. Hoje, temos diversos browsers com bloqueador de pop-up e pop-under – o que pode prejudicar a taxa de conversão de sua página.

Desenvolva páginas leves

A internet está cada vez mais disponível para todos os Brasileiros – e, com isso, temos usuários que acessam a rede com diferentes tipos de conexão. Sabendo disso, vamos desenvolver páginas simples e leve, que seja possível carregar com velocidade nos diferentes tipos de browsers, computadores e tipos de conexão.

Feito tudo isso, sua página está publicada e recebendo um grande número de usuários diariamente. Agora chegou a hora de mensurar os resultados , testar e extrair o melhor que a sua página pode oferecer para o seu site! Mãos a obra …

Fonte: Blog da DP6

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