Tudo que você precisa saber sobre seu cliente está na mensuração dos resultados.
A busca interna da loja virtual é uma fonte de informação, pois demonstra o nível de inteligência do sistema de busca e a experiência do usuário no site.
Você consegue responder alguma destas perguntas?
- Quais as palavras mais buscadas?
- Quais as marcas?
- Quais os produtos?
- O que o cliente buscou e não encontrou?
- A relação entre as palavras está adequada?
- Os resultados são satisfatórios?
Não basta planejar a estratégia de busca orgânica e links patrocinados. Conhecer os erros e o perfil da busca interna é fundamental, pois os dados deste relatório apontam os pontos fortes e fracos do sistema de busca identificando ameaças e oportunidades para a loja virtual = Análise SWOT.
Algumas possíveis conclusões:
- Meus clientes estão em busca de acessórios, pois há um alto índice na busca por estes itens;
- A palavra blusão foi bastante procurada, porém utilizo o termo jaquetas;
- O produto mais buscado no site é “caneca” e tenho um mix reduzido;
- Há uma procura considerável pela marca “Oakley” e não tenho produtos da marca.
Como podemos notar, a experiência do usuário deixa rastros que podem ser aperfeiçoados e aplicados na loja virtual. A elaboração do mix de produto, a seleção de categorias, a definição de menus e filtros, entre outras estratégias podem ser direcionadas a partir desta métrica.
O foco sempre será a conversão e a experiência positiva para o usuário – se não for assim – não há e-commerce.