Capacitação e planejamento são fundamentais no e-commerce
Que montar uma loja virtual pode ser negócio bom, barato e lucrativo, os micro e pequenos empreendedores já sabem.
Afinal, são eles os responsáveis por 98% dos 60 mil sites que realizam vendas no Brasil, segundo dados da Câmara Brasileira do Comércio Eletrônico.
Falta a eles investir na profissionalização da atividade, no planejamento, em informação, sistemas e equipamentos.
É o que aponta o relatório preliminar obtido pelo Estado de uma pesquisa quantitativa sobre uso da internet com 12 micro e pequenas empresas dos segmentos de varejo, serviços, moda, informática, eventos e cama, mesa e banho.
O estudo é realizado pela professora do programa de mestrado e doutorado da Universidade Nove de Julho (Uninove) Silvia Novaes Zilber.
De acordo com o levantamento, as micro e pequenas empresas têm conseguido resultados positivos no e-commerce, como aumento da lucratividade, maior alcance geográfico, visibilidade e redução dos custos.
No entanto, ainda encontram dificuldades na escolha dos sistemas – considerados caros e ineficientes – no estabelecimento de parcerias e na busca por funcionários qualificados.
Também enfrentam obstáculos para obter conhecimento em tecnologia e e-commerce e obter dinheiro para investir na melhoria dos processos. O estudo mostra ainda que as empresas não realizam planejamento formal antes de abrir uma loja online, possuem poucos indicadores sobre resultados na rede e utilizam, para o comércio na web, a mesma estrutura organizacional de outra área de atividade da empresa.
Segundo Silvia, a segunda fase do levantamento, uma pesquisa quantitativa, já está em andamento. “O objetivo é traçar um diagnóstico preciso sobre como as pequenas empresas utilizam o e-commerce e elaborar um modelo de negócio com as melhores práticas”, explica.
Mesmo sem a conclusão do estudo, a pesquisadora já aponta um dos principais motivos pelos quais as pequenas empresas ainda encontram tanta dificuldade para emplacar na rede. “Falta planejamento.
A sondagem mostra que as empresas que se planejaram tiveram melhores resultados”, diz Silvia. A ideia é melhorar as etapas de planejamento no e-commerce para reduzir a taxa de fechamento de empresas neste setor.
Planejar o projeto de e-commerce aumenta chances de sucesso
Foi o que aconteceu com Alan Soares de Lima, de 24 anos, dono da HTS do Brasil, especializada em venda de peças automotivas. Há seis anos no mercado, a empresa surgiu com um canal de vendas por telefone. Há quatro, Lima montou um site institucional e começou a vender peças também pela internet, mas não obteve resultado satisfatório.
No início deste ano, ele decidiu fazer dois cursos de curta duração, um sobre e-commerce e outro sobre marketing digital. Aos poucos, começou a aplicar no site da empresa as técnicas aprendidas.
“Para aumentar o número de acessos, investi em links patrocinados, que fizeram minha loja aparecer no topo dos sites de pesquisa”, diz.
Lima também mudou os sistemas de logística, gestão e o layout. O resultado do investimento – cerca de R$ 8 mil com os cursos e R$ 22 mil com o novo sistema – apareceu no mês seguinte.
O faturamento triplicou de R$ 35 mil para R$ 110 mil. Hoje, 80% das vendas são pela internet. “Também economizei com telefone e com os vendedores, já que não precisava pagar comissão. Assim, reduzi o preço dos produtos”, conta.
O empreendedor deve buscar informação na rede e fazer cursos da área
Outro fator que atrapalha o sucesso dos pequenos é a escolha do mix de produtos. “A venda de vários tipos de mercadorias exige um grande sortimento, algo que o pequeno não consegue obter em condição de competir com as grandes empresas “, alerta o coordenador do curso de Marketing Digital da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Marcelo Lobianco. O ideal é que as pequenas invistam em nichos específicos.
Para elaborar um planejamento adequado (veja quadro acima), o empreendedor deve buscar informação na rede e fazer cursos da área. “A internet é uma grande sacada. Com conhecimento, a chance de sucesso é bem grande”, garante o diretor executivo da Câmara Brasileira do Comércio Eletrônico, Gerson Rolim.
Passo a Passo para criação de um e-commerce
- Tenha um objetivo claro – Pense qual o resultado que você deseja obter e trace um plano estratégico para alcançar seu objetivo.
- Qual o seu público? – Conhecer o comportamento, os gostos e preferências do seu consumidor ajuda na elaboração do planejamento.
- Escolha um nicho de mercado – É melhor investir em um único tipo de produto do que em um mix de mercadorias.
- Passe uma imagem profissional – Não peça para um amigo montar o site. Contrate uma empresa especializada e utilize sistemas profissionais.
- Use estratégias de marketing – Aprenda a utilizar palavras-chave para colocar sua página entre as primeiras dos sites de busca e, assim, aumentar o número de acessos.
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