Como deve ser o especialista em mídias sociais
Hoje há um sem fim de pessoas que se dizem especialistas em redes sociais e não é raro desconfiarmos dessas pessoas. Por outro lado, muita gente ainda pensa que o trabalho com mídias sociais é apenas a transição da mídia tradicional (rádio, TV e afins) para a Internet. A transição acontece, mas não é uma simples questão de se copiar o conteúdo offline e publicá-lo online.
A Internet é uma mídia de mão dupla (na verdade, múltiplas mãos) e dominar esse poder requer conhecimento nessas mídias e de como trabalhar com elas. Aí é que entra a experiência em redes sociais e na arte de anunciar através desses meios. Há demanda para esse tipo de profissional e e alguns realmente se sobressaem. Entretanto, ainda estamos no início desse fenômeno de transição e muitos desses “especialistas” têm apenas um ou dois meses a mais de contato com isso tudo do que qualquer outra pessoa.
A lista que eu apresentarei abaixo mostra exatamente o que um profissional de mídias sociais deve apresentar. Tudo o que eu apresento aqui está disponível gratuitamente na Internet mas os detalhes específicos para cada caso e a forma correta de utilizar as várias nuances das ferramentas é que vão fazer valer o trabalho desses profissionais.
Conhecer as ferramentas disponíveis para mídias sociais
O mundo online vai muito além de Twitter, Facebook, Orkut e YouTube. Outras plataformas existem e podem oferecer vantagens e atingir clientes com grande eficiência. É claro que não se pode esperar que mesmo o especialista conheça todas as plataforma s existentes – até porque há aquelas que não têm relevância e são duvidosas em termos de segurança e credibilidade – mas ele deve ser capaz de avaliar um determinado site de acordo com o potencial de ganho para o cliente. Alguns especialistas podem indicar apenas sites com o maior tráfego ou a maior atenção. Isso deixa claro que eles são marketeiros e não otimizadores em mídias sociais.
Saber como usar essas ferramentas eficientemente
Quantas pessoas você já viu no Twitter oferecendo seus serviços nesse campo e mostrando seus ebooks onde usam a mesma solução para todos os problemas encontrados? Há muita gente que acha que a mesma solução vale para tudo. No meio online, o pragmatismo ainda deve existir. Nem sempre, o que funciona para um, funciona para todos. Cada site tem um tipo diferente de visitante, tipo de interações, cultura e regras de comportamento. Desconhecer essas peculiaridades vai, no mínimo, fazer com que se deixe de aproveitar características únicas de cada plataforma. Na Internet você está envolvido em várias coisas, não em uma grande que deriva em várias menores. Resumindo, não existe uma solução de tamanho único.
Saber avaliar se um site tem valor de marketing
Algumas plataformas e sites dão mais retorno que outros. Esse efeito pode ser multiplicado de acordo com o uso de interação social que é utilizado. Para ter valor, essas características devem ser utilizadas por uma boa parcela dos usuários. Simplesmente disponibilizar determinadas ferramentas não quer dizer que elas serão (bem) usadas. Se isto não está acontecendo, é papel do especialista em mídias sociais desenvolver este uso. É o caso das redes sociais internas, que precisam de um grande esforço por parte desses profissionais para que se consiga o engajamento.
Saber medir e usar as tendências de uma rede
Vários “especialistas” dizem que farão você ganhar 10 mil novos seguidores por dia no Twitter. Mas um bom analista vai te dizer que tipo de pessoa é melhor para o negócio, vai saber usar a estatística para ilustrar melhor seus argumentos, vai estudar SNA (Social Network Analisys – Análise de redes sociais) e dizer que ter poucos seguidores com sub-redes fortes é melhor do que ter milhares de seguidores que são capazes de multiplicar o alcance das suas mensagens e vai saber medir o retorno do seu investimento.
Conhecer métodos para maximizar os esforços
Algumas estratégias podem cruzar várias redes sociais por ser genéricas e com poucas restrições. O estrategista deve saber quais são e como utilizá-las. Da mesma forma, deve saber por que outros métodos não funcionarão. Usar o Ping.fm, por exemplo, permite jogar conteúdo em cerca de 50 redes. Dizer que mandou para todas elas pode não significar muita coisa, já que muitas delas podem não ser as mais adequadas ao seu negócio.
Conhecer as diferentes “culturas” na Internet
Anunciar no Twitter é perigoso pois a maioria das pessoas realmente ativas abomina ações muito explícitas. No Orkut, você tem que nivelar a comunicação por baixo dependendo da comunidade e o tipo de pessoa para quem você anuncia. O especialista tem que entender esses detalhes a fundo e saber como agir em cada esfera.
Saber que objetivos muito dispersos = mais trabalho
Abrir muito o leque de possíveis objetivos pode ser vantajoso, mas também representa muito mais trabalho para o especialista. Para quem contrata, significa maior custo. Por causa disso, o analista deve saber determinar qual o melhor custo-benefício para o cliente.
Ter conhecimento técnico
O analista completo deve ter bom gosto graficamente falando (saber desenhar é uma vantagem), conhecer publicidade e saber codificar (HTML, PHP, etc.). Além disso, ele precisa saber localizar e usar talentos nas áreas que ele não domina.
Ao fim das contas, trabalhar com otimização em mídias sociais é um serviço como qualquer outro. As pessoas que fazem um bom trabalho nesse sentido o fazem para poupar tempo e dinheiro do cliente que pensa que pode fazer isso tudo por conta própria. Mas é preciso ter cuidado. O mercado está cheio de gente que se diz profissional da área, mas tudo o que faz é enrolar o cliente com soluções baseadas em atalhos duvidosos, pouca ou nenhuma técnica e promessas inatingíveis.
Você já viu alguém assim? Teve alguma experiência boa ou ruim? Compartilhe! Contrate um expert em mídias sociais. Abrace a experiência na Internet e explore a imensa gama de oportunidades que um trabalho como este pode te proporcionar. Este fenômeno veio para ficar.
Fonte: Mídia Boom