Veja como escolher uma plataforma de e-commerce para o seu projeto
Saber como escolher uma plataforma de e-commerce é um dos pontos mais importantes na elaboração de um projeto de e-commerce.
A plataforma de e-commerce é o sistema que possibilita a criação de uma loja virtual, tanto a parte que é visível para o usuário, conhecida como Front End, quanto a parte responsável pela administração do negócio que chamamos de Back End.
Essa preocupação sobre a escolha da plataforma de e-commerce procede, pois ela pode comprometer o bom desempenho do projeto a curto e longo prazo, já que a troca da plataforma de comércio eletrônico sempre é uma operação onerosa e traumática.
Em nosso curso de e-commerce dedicamos um módulo inteiro para a discussão das diversas opções disponíveis no mercado e sua adequação a cada projeto em função de objetivos e também orçamento disponível.
Como orientar a escolha de uma plataforma de e-commerce
A questão de como escolher uma plataforma de e-commerce fica difícil em função das inúmeras opções disponíveis no mercado atualmente, que vão desde plataformas open source, passando por plataformas alugadas e chegando a plataformas totalmente customizadas.
Na planilha de análise de opções de plataformas de e-commerce que distribuímos em nosso treinamento, listamos mais de sessenta itens a serem levados em consideração, mas neste post, vou me ater às questões mais básicas.
Vejamos, portanto, quais itens devem ser considerados na hora de escolher uma plataforma de e-commerce para o seu negócio:
O fornecedor da solução de e-commerce:
- A empresa tem tradição no setor ou surgiu na semana passada?
- Qual a experiência dos atuais clientes da empresa com o sistema?
- Qual a opinião dos atuais usuários com o suporte ao sistema?
- O desempenho do provedor de hospedagem é satisfatório?
- O fornecedor oferece opções de expansão para a plataforma?
Trabalhar com empresas sólidas e com tradição no setor evita uma série de problemas, além é claro de facilitar no momento de expansão dos negócios.
Os recursos disponíveis na plataforma de e-commerce:
- A plataforma possui estrutura e recursos (URLs amigáveis, meta tags únicas, redirect 301), para a implementação de um bom processo de SEO?
- Possui integração avançada com sistemas de monitoramento como o Google Analytics para e-commerce?
- Existem opções de integração avançada com programas de links patrocinados, como o Google Ads?
- Quais os relatórios gerenciais oferecidos pelo sistema e qual o seu grau de customização?
- O sistema é responsivo e se adapta a exibição em dispositivos móveis?
- A plataforma oferece diversidade de formas de pagamento?
- Qual o nível de integração com redes sociais oferecido pelo sistema?
- Quais os recursos relativos a segurança das transações (SSL, sistemas antifraude) disponíveis?
Esses tópicos são apenas alguns de uma lista que não para de crescer em função dos avanços tecnológicos e exigências do consumidor.
Não se trata apenas de saber como escolher uma plataforma de e-commerce no presente, mas também, se esta plataforma irá satisfazer às necessidades que se apresentarão no futuro.
Quando criamos um plano de negócios para e-commerce colocamos sempre uma visão do futuro do empreendimento, portanto, temos que ter uma plataforma de comércio eletrônico que satisfaça não apenas ás necessidades atuais, mas também àquelas que iremos nos deparar no momento de expansão das atividades.
Saber como escolher uma plataforma de e-commerce, é sem dúvida alguma uma dos grandes trunfos de que está começando no comércio eletrônico. Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.
Por Alberto Valle no Blog do Curso de E-commerce