O e-commerce de moda está apenas engatinhando no Brasil

O e-commerce de moda está apenas engatinhando no BrasilA japonesa Rakuten é uma das dez maiores redes de varejo do mundo, com 37 mil lojas e presente e, 14 países. No ano passado, iniciou sua operação no Brasil com a aquisição da Ikeda e a inauguração do shopping online Rakuten.

Em todos os mercados que atua a empresa possui forte atuação no segmento de e-commerce de moda e por aqui também não será diferente. Até porque, na visão da rede varejista japonesa, o Brasil possui um enorme potencial ainda pouco explorado. Do faturamento total do comércio eletrônico em 2011, o setor de moda representou apenas 5%, mas em 2012 espera-se uma participação bem maior neste mercado.

Para apresentar as oportunidades do mercado, o executivo Alessandro Gil apresentou a palestra “O e-commerce está na moda: por que vender pela internet combina com sua marca?” Os aspectos abordados foram:

Vantagem em investir em multicanais – loja física, virtual, catálogo vistual e  etc

  • 70% dos consumidores pesquisam online e compram offline
  • Consumidores que compram através de 2 Canais são 3 vezes mais rentáveis que os que compram em apenas 1
  • A cada dólar gasto no eCommerce influencia $ 5,77 gastos nas lojas físicas.
  • De 50-70% dos consumidores trocam de canal quando iniciam um processo de compras
  • Quando trocam de canal 45- 50% dos consumidores trocam o varejista

Sua loja precisa ter uma identidade que a diferencie para as consumidoras. Alguns exemplos:

  • Loja simples – Dafiti
  • Consultoria de moda – O Q Vestir
  • Conceito – Gallerist, Gap
  • Estilo – Net a Porter

Desafios e soluções para seduzir as clientes

Tocar o produto

Uso de fotos de alta qualidade, descrição detalhada e lúcida dos produtos, explorando as características quando necessário.

Logística

Priorizar o tempo de entrega (ansiedade mata), incluir a embalagem como parte da experiência de compra.

Hábitos e recorrência

Criar engajamento, mapear ações de recompra, premiar os melhores consumidores, tornar o preço de frete mais acessível para compras de menor valor.

Conceito e experiência

Vídeos, fotos, embalagem. cheiro, descrição, comentários, interatividade. Não faça as pessoas comprarem um pedaço de pano.

Artigo anteriorE-mail marketing como iniciativa de vendas
Próximo artigoO que fazer para melhorar a conversão?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here