O e-commerce de moda está apenas engatinhando no Brasil
A japonesa Rakuten é uma das dez maiores redes de varejo do mundo, com 37 mil lojas e presente e, 14 países. No ano passado, iniciou sua operação no Brasil com a aquisição da Ikeda e a inauguração do shopping online Rakuten.
Em todos os mercados que atua a empresa possui forte atuação no segmento de e-commerce de moda e por aqui também não será diferente. Até porque, na visão da rede varejista japonesa, o Brasil possui um enorme potencial ainda pouco explorado. Do faturamento total do comércio eletrônico em 2011, o setor de moda representou apenas 5%, mas em 2012 espera-se uma participação bem maior neste mercado.
Para apresentar as oportunidades do mercado, o executivo Alessandro Gil apresentou a palestra “O e-commerce está na moda: por que vender pela internet combina com sua marca?” Os aspectos abordados foram:
Vantagem em investir em multicanais – loja física, virtual, catálogo vistual e etc
- 70% dos consumidores pesquisam online e compram offline
- Consumidores que compram através de 2 Canais são 3 vezes mais rentáveis que os que compram em apenas 1
- A cada dólar gasto no eCommerce influencia $ 5,77 gastos nas lojas físicas.
- De 50-70% dos consumidores trocam de canal quando iniciam um processo de compras
- Quando trocam de canal 45- 50% dos consumidores trocam o varejista
Sua loja precisa ter uma identidade que a diferencie para as consumidoras. Alguns exemplos:
- Loja simples – Dafiti
- Consultoria de moda – O Q Vestir
- Conceito – Gallerist, Gap
- Estilo – Net a Porter
Desafios e soluções para seduzir as clientes
Tocar o produto
Uso de fotos de alta qualidade, descrição detalhada e lúcida dos produtos, explorando as características quando necessário.
Logística
Priorizar o tempo de entrega (ansiedade mata), incluir a embalagem como parte da experiência de compra.
Hábitos e recorrência
Criar engajamento, mapear ações de recompra, premiar os melhores consumidores, tornar o preço de frete mais acessível para compras de menor valor.
Conceito e experiência
Vídeos, fotos, embalagem. cheiro, descrição, comentários, interatividade. Não faça as pessoas comprarem um pedaço de pano.