Email Marketing para Leigos
Você conhece a série “para Leigos” (no original, em inglês, “for Dummies”)? Este post entra mais ou menos nesse espírito: como explicar em poucas palavras para alguém que não tem experiência na área o que é e como se faz email marketing de qualidade?
Definição
Bom, a primeira coisa que todo leigo deve saber é que email marketing não é spam. Um erro comum para quem não tem prática na área. As pessoas associam spam ao email marketing porque os dois chegam por email e os dois, geralmente, visam a promoção de algum produto ou empresa. Mas as similaridades param aí. Em termos conceituais, o spam e o email marketing são radicalmente diferentes.
Spam é o email enviado sem permissão enquanto que o email marketing só é email marketing quando o destinatário dá autorização prévia para receber emails. Outra diferença é que com o email marketing o destinatário pode escolher parar de receber emails a hora que quiser, com um simples clique.
Composição
A criação de uma edição de email marketing não requer habilidades específicas. Sim, é interessante ter um design arrojado e saber trabalhar a parte visual das suas edições, mas essa não é a alma do email marketing. O que define o email marketing é o tipo de informação que é enviada para os destinatários. Ou seja, mesmo que seja com um design simples, o conteúdo do email deve ser pertinente.
Para os leigos, os sistemas de email marketing como o emailmanager oferecem uma série de Assistentes e Templates para auxiliar na construção das primeiras campanhas.
Relatórios
Uma das coisas que separa o email marketing de outras formas de marketing, como mala direta por exemplo, é a capacidade de rastrear resultados. O email marketing permite que você mensure as respostas e saiba exatamente o retorno financeiro desse investimento.
Fonte: Últimas do emailManager