Como encontrar relevância na internet

A internet já não é mais novidade pra ninguém, e agora a maioria das pessoas só quer saber de uma coisa: como se tornar alguém neste mundo virtual. Este intenso desejo promoveu o surgimento de milhares de celebridades, blogueiros, tuiteiros, trollers e youtubers, todos atrás de um meio de divulgar suas opiniões sobre qualquer assunto. O problema, enfim, evoluiu e se tornou outro. Como separar e selecionar o conteúdo e os autores que realmente te interessam?

Para montar uma lista como esta, com pessoas influentes e de opiniões relevantes, além de um conhecimento prévio sobre a área, existem algumas ferramentas que podem ajudar. O Klout.com oferece um serviço de análise de contas do Twitter que cobre diversas características da existência em uma rede social. Fatores como número de seguidores, retuítes e menções são traduzidas em poder de amplificação, alcance e influência da sua rede. Com estes dados, o Klout.com ainda monta um breve resumo do perfil analisado – se comenta sobre qualquer coisa ou se é um especialista, a liderança exercida e a capacidade de crescimento. Para obter alguns gráficos mais detalhados, basta se cadastrar gratuitamente no site.

Para quem não tem tanto domínio de inglês, o TweetRank.com.br é uma boa opção. Além de apresentar o português como opção de linguagem, também tem rankings com os mais influentes e mais populares perfis de brasileiros no Twitter, entre outros. No entanto, a análise não é tão completa quanto no exemplo anterior, já que ela se baseia apenas nestes dois fatores. Mesmo assim, o site oferece gráficos mais simples e sem a necessidade de cadastro.

Com ferramentas como estas – e ainda existem outras por aí, talvez não tão completas e interessantes -, vale sempre lembrar que ainda é importante um pouco de bom senso e pesquisa. “Sem ter ideia do que a área abrange ou de quem pode ter o mínimo de relevância, o usuário acaba se deparando com muitas pessoas que podem ser interessantes à primeira vista, mas que, ao passar do tempo, podem acabar virando spam”, afima Edson Sant’Ana, Gerente de Métricas e Interação Digital da Cafundó Estúdio Criativo, agência digital de Santa Catarina. “Bom senso deve ser a base na identificação de quem realmente vale a pena seguir. Afinal, relevância é algo muito subjetivo”, ressalta.

Fonte: Coletivo Mídia Boom

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