Erros de SEO no e-commerce que você não deve cometer
Muito mais comuns do que se imagina, os erros de SEO no e-commerce podem trazer sérios problemas para a encontrabilidade da sua loja virtual nos mecanismos de busca como o Google.
Em termos de marketing isso é um verdadeiro pesadelo já que é sabido que os usuários que acessam os sites de e-commerce através de links nas páginas de respostas das ferramentas de busca são os de maior potencial de conversão.
O que reparamos é que a maioria dos erros de seo no e-commerce tem origem em ações simples de SEO on-page que na maioria das vezes são negligenciadas, principalmente durante o processo de cadastramento dos produtos.
Os principais erros de SEO no e-commerce
Confira abaixo quais são os principais erros de SEO no e-commerce e algumas dicas sobre como evitá-los no processo de otimização para ferramentas de busca em sua loja virtual.
1 – Falta de otimização na arquitetura da loja virtual
Uma das principais etapas do SEO no e-commerce é a organização do site e um dos erros mais comuns do SEO em lojas virtuais é justamente não aproveitar o potencial de otimização dessa etapa.
A estrutura da loja virtual, com seus departamentos e tags de produtos deve estar integrada ao processo de otimização e não ser relegada a um papel secundário.
2 – URLs amigáveis não tão amigáveis assim
O processo de otimização de lojas virtuais já começa pelo endereço. A URL de uma página é o primeiro contato dos usuários e buscadores com o conteúdo apresentado.
Portanto, é importante que a loja virtual tenha uma boa estrutura para atingir colocações de destaque nas páginas de respostas dos buscadores. Uma URL amigável é um endereço web que apresenta palavras-chave em sua estrutura:
URL não amigável – http://www.sualoja.com.br/prodcat/?pdrodnum6643.html
URL amigável – http://www.sualoja.com.br/smartphones/nokia320sl
Esse fator de SEO importantíssimo e por isso o incluímos em nosso roteiro para criação de lojas virtuais que distribuímos em nosso curso de e-commerce, no que diz respeito ao processo de escolha de uma plataforma de e-commerce.
A plataforma de e-commerce escolhida deve conter o máximo possível de recursos de SEO para uma loja virtual.
Um e-commerce sem URLs amigáveis tem poucas chances de conseguir uma boa colocação no Google.
3 – Duplicidade de títulos descritivos da página
O título de uma página (meta tag Title) é um dos fatores mais importantes na otimização onpage de uma loja virtual e também um dos erros de SEO no comércio eletrônico mais comuns.
Cada página deve ter um título único e exclusivo para que seu site possa obter uma posição de destaque no Google.
Mantenha um controle rígido dos títulos atribuídos às diversas páginas de detalhes de produtos da sua loja virtual para não sofrer qualquer tipo de penalização.
Confira periodicamente no Google Search Console, a incidência de títulos duplicados e resolva o problema o mais rápido possível, mesmo que para isso tenha que dar NOINDEX na página.
4 – Descrição de produtos copiada de outra fonte
Esse talvez seja o erro de SEO no e-commerce mais grave de todos. Se tem uma coisa que o Google simplesmente abomina é a duplicidade de conteúdo, não só no que se refere ao próprio site como também em relação a outros sites.
Por isso, o primeiro ensinamento em termos de SEO na descrição de produtos em lojas virtuais é: Nunca copie a descrição de outras lojas ou a fornecida pelo fabricante.
5 – Falta de otimização onpage das descrições
A otimização on-page é uma das principais etapas do processo de SEO para e-commerce, por isso é importante tratar todos seus fatores de forma adequada e extraindo o máximo possível de cada recurso.
As meta tags Title e Description devem ser bem otimizadas além é claro das tags de HTML. As palavras-chave de maior relevância para o seu produto devem estar na heading H1, na tag title e também tags de ênfase como negritos e itálicos.
Um dos principais erros de SEO no e-commerce, principalmente em lojas que estão começando é a escolha errada de palavras-chave.
Além de uma escolha criteriosa das palavras-chave, é necessário também das prioridade para palavras-chave de Long Tail por serem mais fáceis de rankear.
Para saber mais sobre essa dimensão da otimização de sites para ferramentas de busca sugerimos que você leia o artigo SEO On-page Para Lojas Virtuais.
6 – Imagens não otimizadas para a palavra-chave
Entre os erros de SEO no e-commerce esse talvez seja um dos campeões. As imagens de são importantes fatores de otimização onpage e por isso não devemos nunca desperdiçar seu potencial.
O nome dos arquivos de imagem devem incluir a palavra-chave em sua estrutura – produto-tal.jpg – para auxiliar no processo de otimização.
Não podemos esquece também da metatag Alt com as palavras palavras as quais desejamos rankear.
Os erros de SEO no e-commerce podem ser facilmente evitados. Em nosso curso de SEO, sugerimos inclusive que seja criada uma rotina de otimização da página de detalhes de produtos para ter como check list do trabalho de otimização.
Mantenha-se atualizado sobre o universo das técnicas de SEO no e-commerce assinando a nossa Newsletter.
Por Alberto Valle no blog do Curso de E-commerce