Todos já ouviram falar da importância que é ter um blog associado a uma loja virtual. E entre as inúmeras vantagens, as principais são: humanização da marca, geração de conteúdo relevante, tornar-se referência na internet, aumentar as formas de ser encontrado, enfim entre outros tantos benefícios que já foram largamente divulgados. Portanto se faz necessário a criação desse mais esse canal de comunicação.
Agora utilizando do modismo momentâneo em cunhar novas nomenclaturas para novos tipos de comércio eletrônicos, eu proponho a criação do B-Commerce, que em sua síntese pura é permitir que todo esse conteúdo gerado para um blog contenha ferramentas para auxiliar na efetuação de compras. E não simplesmente atalhos para telas de detalhe do produto como na maioria dos casos são feitos. Trata-se de uma simbiose entre a plataforma de venda e a plataforma de conteúdo.
Vamos imaginar alguns acessórios que poderiam auxiliar em informar os consumidores sobre os produtos ou serviços referenciados nos conteúdos, entre eles estão:
- Indicador de disponibilidade estoque do produto
- Galeria de imagens em caixa flutuante
- Destaque para produto promocional através de cores
- Atalho para inserção do produto ao carrinho
- Recompensa por comissão para escritores com conversões de venda proveniente do conteúdo
Com certeza será possível escrever uma lista imensa de facilidades que poderiam ser criadas para dar assistência e especialmente estimularem mais e novas compras.
Esse novo conceito ainda pouco explorado poderá revolucionar a forma como os conteúdos serão avaliados, porque dessa forma um conteúdo mais condizente e muito popular poderá gerar mais rapidamente vendas e por conseqüência até oferecer lucratividade para os escritores. Formamentando esse mercado que se preocupará em gerará textos mais atrativos e chamativos. E a maior vantagem para o lojista será a unificação do conteúdo com a parte comercial.