Como fazer promoções e sorteios nas redes sociais

A presença de empresas nas redes sociais aumenta a cada dia, mas para esta presença fazer a diferença são necessárias ações estratégicas e principalmente criativas.

Como sabemos, não basta estar presente nas redes sociais, é necessário interagir, e uma das melhores formas de interação é feita através de promoções e sorteios.

Num momento em que os consumidores estão cada vez mais exigentes e possuem cada vez mais voz ativa, promoções interativas como sorteios, concursos e distribuição de brindes são formas de marketing que realmente fazem a diferença.

Hoje mais de 50% dos usuários de internet no Brasil participam de sorteios pelo menos uma vez por mês, e isso mostra o potencial deste tipo de ação de marketing. Através de uma promoção interativa é possível se cumprir uma série de metas, como a construção da marca nas redes sociais (empresas que executam ações promocionais na web possuem duas vezes mais amigos, fãs ou seguidores nas redes sociais), e isso conseqüentemente leva ao aumento de acessos ao website da empresa, aumento de referências e comentários sobre a marca nas comunidades online, fóruns e blogs, depoimentos espontâneos de participantes e ganhadores das promoções e o principal que é a conscientização das pessoas em relação à marca da empresa.

Pois bem, mas como entrar no mundo das promoções interativas?

Primeiramente a empresa tem que estar disposta a oferecer algo. Sabendo o que vai oferecer, seja um produto, serviço ou desconto, é necessário levantar quais redes sociais serão utilizadas para a execução da promoção. Podemos fazer promoções através do Orkut, Facebook, Flickr, Youtube, mas principalmente através do Twitter. O ideal é realizar uma promoção integrando diversas redes sociais, porém como o fator tempo e dinheiro ainda é decisivo, uma das formas mais eficazes de realizar uma promoção online é através do Twitter. Para isso basta você definir o que oferecer aos seguidores e de que forma isso será oferecido. Pode ser realizado um concurso cultural, você pode fazer com que o seguidor, através de um link divulgado no Twitter acesse o seu site e faça um cadastro (aumentando assim o seu mailing para futuras ações), você pode pedir para que enviem uma foto, um vídeo, uma frase, e isso pode ser votado pelos próprios seguidores em seu site ou mesmo dentro de uma rede social, porém a forma mais simples é solicitando aos seguidores para primeiramente seguirem o perfil da sua empresa, e darem um Retweet, o famoso RT, em uma determinada frase, com a Tag (#) da campanha e de preferência com um link que leve a uma página do site explicando todo o regulamento da promoção para assim evitar algum problema futuro. Cada seguidor que dá um RT divulga a promoção para todos os seus seguidores, e isso faz com que durante a vigência da promoção, o perfil da sua empresa seja seguido por muitas pessoas que estão participando da promoção, o que gera o tão sonhado “Buzz”, ou seja, muitas pessoas conhecendo e visualizando a sua marca, disseminando o seu link e participando e interagindo diretamente com você, o que é muito positivo.

Algumas ferramentas que ajudam nas promoções interativas são o migre.me (encurtador de links), o twitrand.com, o sorteie.me e o Random.org (sorteios online). É claro que devem ser tomados alguns cuidados, principalmente em relação ao regulamento, que deve sempre ser claro e objetivo, mas também em relação a divulgação dos resultados (o ideal é sempre “printar” as telas e divulgar através do Twitpic.com) e também com a entrega dos prêmios.

Finalizando, assim que o sorteio for realizado, os resultados divulgados e os prêmios entregues, é muito importante solicitar ao ganhador que envie um depoimento, de preferência com uma foto com o brinde em anexo, para você divulgar posteriormente, mostrando aos demais participantes a seriedade e transparência da empresa, o que leva os seguidores a sempre participarem e divulgarem as próximas ações da sua marca, cumprindo assim outra importante etapa das metas de marketing, a fidelização.

Raphael Segati é consultor de marketing digital da Magoweb

Fonte: Magoweb Blog

Artigo anteriorComo acompanhar publicações em blogs e sites utilizando o Feed RSS
Próximo artigoComo escolher o domínio certo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here