Frete – Marketing ou Antimarketing?
Por Renata Reis
E quantas vezes você abandonou o carrinho de compras porque teria que pagar o frete?
Buscando incentivar as vendas e oferecer a entrega gratuita aos consumidores online, o site Busca Descontos está organizando o “Dia do Frete Grátis”. Evento que acontecerá no dia 12 de abril no Brasil – originalmente surgido nos Estados Unidos como Free Shipping Day.
Não é novidade que o Frete Grátis influencia, e muito, nas vendas de uma loja virtual e que não somente nesta data é oferecido aos e-consumidores, pois a isenção do frete é uma das estratégias mais “básicas” e que geram conversões imediatas para as lojas virtuais. Fato que, no “Dia do Frete Grátis” espera-se um aumento de 20% nas vendas das lojas virtuais participantes… e mais números virão para o faturamento do comércio eletrônico brasileiro no 1o semestre.
Outra certeza, o e-consumidor não quer pagar o Frete!
Muitos clientes/consumidores chegam a enviar e-mails e recados nas redes sociais pedindo pela bonificação do frete, e muitos fazem até chantagens do tipo: “Só compro com vocês”, “Sou cliente fiel”, etc… e quando você busca pelo cadastro do cliente, ele nem existe “ainda”.
Falando de Ecommerce
Na Real
Ao optar por comprar 1 esmalte (beleza/moda) por R$ 15,90, o cliente não quer e não aceita pagar por R$ 8,00 de frete. O valor final seria superior ao de uma loja física – o que tiraria toda a lógica da comodidade virtual. Neste cenário, provavelmente o cliente optaria por buscar pessoalmente o produto numa perfumaria, e ainda, não esperar pelos X dias de entrega. Certo?
Então:
– Quantas vendas se perdem pela cobrança do Frete?
– Quantos clientes realmente enchem seus carrinhos para atingir o valor mínimo de compra para garantir o Frete Grátis?
– Por que o cliente online ainda resiste ao pagamento do Frete?
– Qual o custo do Frete nos seus negócios?
– Qual é a sua Estratégia de Frete?
Estas e outras perguntas são respondidas com a rotina de Campanhas de Frete Grátis que servem como apoio para muitas lojas aumentarem suas vendas, atingirem suas metas, girarem seus estoques e incentivarem também o giro de produtos com tickets menores (meia, esmalte, batom, calcinha, etc.).
Um incentivo interessante é fixar um valor único ao frete. Essa estratégia pode conquistar e fidelizar o cliente estimulando a frequência de compra, como faz a Brave Menswear com o frete de R$ 2,99 para todo o Brasil.
Hoje, muitas lojas disponibilizam o cálculo do valor de frete na página do produto, o que pode levar a uma desistência prematura, pois a estratégia deve estar definida lá atrás, nas margens, nos custos ou no PDV. É muito bom encontrar uma loja virtual inteira com Frete Grátis, certo? Sim, mas alguém paga esta conta. Os valores estão ocultos, mas o Frete Grátis do cliente, está lá, no topo!
Eu já desisti de muitas compras por causa de frete, já vi muito frete ser maior que o valor do produto… e também já finalizei compras com 3 carrinhos abertos escolhendo pelo menor frete.
Compra feita por impulso = Marketing
Valor do frete no carrinho = Marketing ou Antimarketing?
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Renata Reis
Fonte: WebContexto
Fico puto quando estou comprando online e o preço é super barato e na hora de fechar o carrinho o frete é um absurdo cancelo e o dono da loja online de forma irritante que recolheu o meu email fica enviando vários emails chatos e sem noção tentando vender outras coisas.
Olá Claudio
Infelizmente isso acontece muito em lojas virtuais que não possuem um bom planejamento. A ferramenta em si, é ótima, o que chamamos de Remarketing. O problema são as lojas que não sabem usá-la. Para saber mais detalhes sobre o que é Remarketing, sugerimos que você leia o artigo indicado no link https://www.academiadomarketing.com.br/o-que-e-remarketing/