Como funciona o AdWords
O AdWords praticamente se tornou sinônimo de Links Patrocinados e é a principal fonte de receita do Google. O AdWords inverteu a maneira de pensar Marketing Digital, permitindo que milhões de pequenas empresas divulguem seus produtos/serviços de forma autônoma, sem depender de intermediários. Porém, a facilidade em criar anúncios e escolher palavras-chave oculta um risco em potencial: Gastos desnecessários e aumento contínuo da concorrência. Muitas empresas perderam muito dinheiro por não investirem corretamente no AdWords e configurarem suas campanhas de forma incorreta.
O dilema de muitas empresas que ainda não investem é “AdWords or Not AdWords” eis a questão. O ser humano tem a tendência em permanecer na “zona de conforto”, e criam justificativa como: “Um amigo perdeu muito dinheiro com os links patrocinados”, “Já tentei, mas não obtive retorno”, etc.
Devemos fazer uma reflexão mais ampla, pois desde 1996, quando a internet iniciou sua fase comercial muitas “previsões” – otimistas e pessimistas – foram feitas, e a internet se tornou essencial para os negócios e o Google se tornou uma das principais ferramentas de comunicação.
O fato é que se souberem planejar e tomar as devidas precauções, a possibilidade de retorno de investimento é muito boa. Veja neste artigo como escolher e porque contratar uma consultoria de AdWords.
Aprender AdWords para saber escolher bem
“Investir em conhecimentos rende sempre melhores juros.” (Benjamin Franklin)
Quanto mais você tem o entendimento de um assunto, mas fácil é o processo de contratação. Quem compra um computador ou notebook sem conhecer as especificações técnicas irá decidir pela marca ou pelo preço, logicamente o mais baixo.
Existem diversos Cursos de Links Patrocinados no mercado, sendo que o Google tem um programa oficial de AdWords ministrado pela Goobec. Porém, o enfoque da Goobec é na ferramenta, e não na visão estratégica das campanhas.
Todo consultor também deve um professor, portanto verifique se o consultor oferece a opção de assessoria para ensinar como gerenciar a própria campanha.
Peça referências de clientes
Não é fácil comparar serviços quando existem inúmeros “sobrinhos” que em poucos meses se tornam especialistas em um assunto e vendem consultoria. Não tenho nada contra esta prática, pois é muito importante que novas pessoas entrem no mercado. Apenas acho importante que tenha um equilíbrio adequado de experiência e valor da consultoria.
A forma mais simples de solucionar este dilema é pedir referências de 3 clientes, com isso você terá oportunidade de avaliar o feedback da satisfação e da qualidade do trabalho realizado.
Seus concorrentes não te esperam
O AdWords foi idealizado para que a própria empresa possa gerenciar suas campanhas, mas isso vale para você e seus concorrentes. A realidade é que a fase de aprender sozinho já passou e a concorrência em diversos mercados já é grande. A opção de aprender sozinho pode ser desastrosa, pois o Google mantém um histórico da qualidade das campanhas como fator de decisão do ÍNDICE DE QUALIDADE que é uma nota de 0 a 10 que indica a qualidade da palavra-chave em relação ao anúncio. Quando menor o índice de qualidade, maior será o CPC (custo por clique) pago quando alguém clicar em seus anúncios.
Como na faculdade, se você chegar ao 4o ano com a média 5, será impossível terminar a faculdade com a média 8 por causa do histórico. Imagine que uma empresa vai contratar alunos que terminem a faculdade com a média acima de 7… Assim é o AdWords, ficar em boas posições com uma campanha mal planejada exige um CPC muito maior do que um concorrente que possui uma campanha bem planejada.
Quanto custa seu tempo?
Muitos clientes gostam de aprender a usar o AdWords e gerenciar suas campanhas, porém não colocam em questão o tempo dispendido nestas atividades.
“Consultoria é o serviço de apoio aos gestores ou proprietários de empresas, para auxiliar nas tomadas de decisões estratégicas, com grande impacto sobre os resultados atuais e futuros da organização.” Fonte: Wikipedia
O que poucos clientes entendem é que um bom consultor não tem foco no operacional, mas em definir objetivos e estratégias.
Minha empresa já aparece bem posicionada nos resultados gratuitos
Muitas empresas estão bem posicionadas nos resultados gratuitos, como por exemplo a Foto DHM – procure Equipamentos Fotográficos no Google e note que está em primeiro lugar nos resultados gratuitos. O ideal seria investir em palavras-chave que não estão bem posicionadas, como por exemplo: Equipamentos para Fotografia.
Estudos mostram que 30% das pessoas clicam nos links patrocinados, portanto mesmo empresas que estão bem posicionadas nos resultados gratuitos devem investir em links patrocinados para ter uma cobertura mais ampla nos resultados de busca.
Meus serviços são contratados por indicação boca-a-boca
“Se o conhecimento pode criar problemas, não é através da ignorância que podemos solucioná-los.” (Isaac Asimov)
Esta é uma excelente desculpa para não tentar novas formas de atrair potenciais clientes. Se a empresa nunca teve a chance de aparecer bem posicionadas nos resultaados do Google, como pode saber se não existem potenciais clientes procurando seus serviços?
AdWords como pesquisa de mercado
Está em dúvida sobre o lançamento de um novo produto ou serviço? Que tal criar campanhas de links patrocinados para avaliar o impacto do Produto A versus Produto B? A Konfide usa com frequência os links patrocinados para testar o mercado para novos cursos, por exemplo: Cursos de Blog. Notem que a Konfide aparece no primeiro resultado com o site www.CursodeBlog.com.br e no segundo resultado www.konfide.com.br/Curso-Blog, porém antes de criarmos o hotsite e toda estratégia de posicionamento nos resultados orgânicos, criamos uma campanha de AdWords para avaliar o potencial de mercado.
Search Marketing = AdWords + SEO (search engine optimization)
Links Patrocinados é um mal necessário (que o Google não me escute).
Verdade seja dita, se seu site não aparece nos resultados gratuitos é porque não foi definida uma estratégia de SEO (search engine optimization). O SEO deve ser o grande foco de uma boa estratégia de SEM (search engine marketing), pois um bom planejamento de conteúdo aliado ao desenvolvimento de sites e divulgação adequada terá como resultado VISITAS GRATUITAS.
SEO fala com pessoas
O ideal é que o consultor de AdWords também possua conhecimentos de SEO para que as estratégias sejam alinhadas. Caso não possua expertise em SEO, é importante que saiba a importância do SEO e forneça relatórios com informações como: keywords mais caras, keywords com maior CTR (taxa de cliques), etc.
Foco nos desejos do seu cliente
No livro “A Busca” John Battelle afirma que o Google possui o maior banco de dados das intenções humanas. Pois ao armazenar cada palavra digitada na sua caixa de busca, ele sabe o que as pessoas desejam.
Fonte: Konfide