Dicas de Mídias Sociais para Pequenas Empresas
Por Maria Fernanda Lacerda
Mais importante do que divulgar tendências, o WebContexto se propõe a divulgar informações de qualidade que possam ser utilizadas em empresas reais. E é perseguindo tal objetivo, que trazemos hoje para o blog algumas ferramentas úteis para pequenos negócios que queiram começar a utilizar as mídias sociais como meio para o relacionamento e comunicação com seus clientes.
Tratam-se de dicas simples para quem é o do meio, mas muito relevantes para quem está começando uma estratégia agora.
- Utilize o TwitPic para mostrar seus produtos pelo Twitter –
O Twitpic é a ferramenta mais utilizada para enviar fotos aos seguidores do Twitter. Aproveitar esta oportunidade para divulgar seus produtos é uma ação de bom senso e potencialização da própria rede social. Estamos falando de uma ferramenta grátis, capaz de atingir um grande número de pessoas e em tempo real. Se eu tivesse um pastelaria, por exemplo, com certeza postaria fotos dos meus pastéis lá pelas 7 da tarde: seria um convite à lembrança da sua marca. - Utilizar o FOURSQUARE de forma criativa –
Para quem não conhece o Foursquare, um breve resumo: estamos falando de uma rede social baseada em localização geográfica, ou seja, em cada lugar que você for você se registra na rede e ganha pontos por fazer “Check-in” naquele local. Quem soma mais pontos em um determinado período torna-se o prefeito do local. A sacada aqui, para os empresários, é tornar a experiência diferenciada para o cliente: oferecer prêmios para certas quantidades de registros, oferecer regalias para o prefeito e colocar mensagens na rede acerca de seus serviços. Os amigos de seus clientes saberão na hora quando eles estiverem no seu estabelecimento – e este tipo de propaganda em tempo real é valiosíssima. Com um pouco de criatividade, o Foursquare pode ser uma ótima ferramenta de comunicação e relacionamento. - Youtube: a forma mais atraente de demonstrar seus serviços
Para quem é heavy user das mídias sociais esta dica pode parecer banal, mas dada a pouca quantidade de empresas brasileiras que utiliza os vídeos compartilhados do Youtube preciso acrescentar este item à nossa lista. Prepare vídeos simples, mas bem feitos sobre seus produtos. Dê preferência a assuntos cômicos ou ideias criativas que encaixem bem com seu público-alvo. O vídeo é uma das mídias que mais prende a atenção das pessoas, ou seja, você não será trocado pela aba ao lado do navegador e terá maior exposição de marca.
Como você pode notar: são ações simples, apropriadas para quem não está disposto a gastar muito. Por outro lado, te deixarão em contato com o seu cliente de maneiras bem diferentes do convencional – e com efetividade.
Se você já usa alguma dessas ferramentas, nos conte sua experiência. Será um prazer compartilhar informações.E para mais dicas, confira este post do Mashable.
Fonte: Web Contexto