Nicho é segredo do sucesso para pequenos e médios no e-commerce
Quando falamos em e-commerce para pequenas ou médias empresas é necessário entender que o grande diferencial, nesse caso, é a possibilidade de a empresa ter foco em determinados segmentos de mercado. Não adianta você tentar atender todo mundo, como fazem os magazines.
O pequeno e médio empreendedor deve ver no universo online a grande oportunidade de atender nichos de mercado, que antes tinham dificuldades em encontrar determinados produtos, mas, hoje, contam com as vantagens dos buscadores para localizar praticamente qualquer coisa. Se a empresa entender esse mecanismo de funcionamento terá muito mais sucesso e de forma muito mais rápida, do que se ficar tentando competir de frente com os grandes players.
Ok, mas como isso acontece? Imagine montar uma loja virtual de produtos musicais especializada em itens para canhotos. Isso mesmo, pessoas canhotas – é uma hipótese. Quantos itens ela conseguirá vender por mês? Acredito que poucos, não é mesmo? Afinal, quantos canhotos existem em seu bairro que desejam tocar instrumentos musicais? Se você levar esse exemplo para o universo da internet, quem tiver esse perfil irá buscar na rede e encontrará sua loja, de qualquer parte do Brasil ou do mundo. Lembre: isso só vai ocorrer se a loja estiver realmente lá presente, da forma correta.
Para que isso aconteça, não adianta ter um site estático, não se divulgar, não gerar conteúdos relevantes para o seu público. A empresa deverá construir sua presença digital de forma consistente. Além disso, precisará se preocupar em ter uma operação logística bem organizada para poder entregar em todo o país, e mais, se quiser vender fora do país deverá investir na construção de um site no idioma do destino, obviamente.
Vá além do básico
Depois disso, é possível investir em outras formas de divulgação e mesmo no engajamento dos seus consumidores, além de vídeos que demonstrem a melhor utilização dos seus produtos, bem como marketing em redes sociais. Mas lembre-se, antes é necessário desenvolver um bom site, criar interação e conversas com o cliente, aprender a aparecer na busca orgânica dos buscadores – não adianta apenas fazer links patrocinados.
Não acredite em quem quer convencê-lo de que na internet não é preciso investir, que é “baratinho” para anunciar e coisas do gênero. Para ter sucesso em uma operação online deve haver estratégia, requer investimentos, sim, de tempo e de dinheiro. Mas qual o problema? Afinal, uma loja física também precisa de planejamento e investimento. O que ressalto é que para muitos competidores, sua loja na web já representa, hoje, a melhor loja em vendas de toda sua rede.