Estudo inédito revela o perfil e as preferências dos brasileiros nas redes sociais
Recentemente foi concluída a maior pesquisa quantitativa já realizada no Brasil para entender quem são os brasileiros nas redes sociais, quais seus temas favoritos, os temas odiados, como os homens e mulheres estão agrupados, como são suas relações com amigos, seguidores e marcas, entre outros pontos. O estudo foi realizado pela Hello Research – agência brasileira de inteligência e pesquisa de mercado especializada na metodologia OnTarget – a partir de 1,3 mil entrevistas pessoais domiciliares feitas em 70 cidades espalhadas por todas as regiões do País.
Intitulado de Papo Social, o estudo revela as opiniões, formas de comportamento e os principais temas procurados em canais como Facebook, Twitter, Linkedin, Twitter, MSN, Google Plus, Tumblr, Myspace e YouTube. A partir daí foram avaliados os principais temas de procura de seus usuários, tais como futebol, religião, política, trabalho, novela, auto-ajuda, humor e sexo.
Assim, concluiu-se que, do total de entrevistados, 1/3 se declarou usuário de, pelo menos, uma rede social, tendo esta sido acessada pelo menos uma vez nos últimos 90 dias. E o Facebook lidera a preferência nacional, sendo a mais usada em todas as regiões e níveis sócio-econômicos, com a adesão de 84% dos usuários, ou em números absolutos, 55 milhões de pessoas. Um detalhe importante: 60% destes usuários ainda usam o MSN e mais da metade utiliza o Orkut, principalmente nas classes D\E.
No que se refere às regiões do Brasil, o Sudeste concentra a maior parte dos usuários, com 55% dos representantes, seguido pelo Nordeste (20%), Sul (12%), Norte (7%) e Centro-Oeste (6%). Nesta última localidade também são encontrados os “Heavy Users”, isto é, aqueles que dedicam grande parte de seus dias à navegação pelas redes sociais. Aproximadamente 36% se mantém conectados durante todo o dia, enquanto que 32% dedicam pelo menos um momento de seus dias a entrar no Facebook e demais canais de interação social. Fato curioso ocorre no Norte onde não se conectam o dia todo, mas 35% dos usuários se conectam todos os dias, patamar superior às demais regiões.
Outra particularidade do estudo foi identificar comportamentos de navegação similares entre usuários para poder segmentá-los a partir de características comuns significativas. “Foi interessante concluir que o agrupamento de pessoas se dá muito mais por afinidade de assuntos discutidos do que necessariamente por questões demográficas, não sendo segredo pra ninguém que um sujeito com mil amigos virtuais não tem nem perto deste montante formado por amizades que se estendam ao mundo real. E, esses amigos a mais, inegavelmente, são compostos por pessoas que tem alguma afinidade com o conteúdo postado pelo outro”, destaca Davi Bertoncello, diretor executivo Hello Research. Com esse exercício a pesquisa apontou os quatro principais grupos de usuários de redes sócias no país. São eles:
Em 1º lugar com 30% – O Arroz de Festa
Esse grupo é formado por indivíduos que estão presentes em todas as discussões. Aliás, não perdem uma. Para eles não existe um tema favorito. Comentam a rodada do futebol com a mesma habilidade que discutem o final da novela. E não param por aí. Falam de trabalho, publicam posts de humor e se metem até no tema mais odiado das redes sociais, política.
Formam o grupo que tem mais acesso as redes, normalmente chamados de heavy users. Até por isso é um grupo bem distribuído, formado por homens e mulheres de todas as idades, classes sociais e regiões do país.
Características comuns do grupo:
- Quem faz parte: Homens e Mulheres
- Perfil demográfico: Todas as classes e idades
- Frequência de acesso: Alta
- O que mais publica: De tudo um pouco
- Assunto preferido: Todos
- Assunto odiado: Nenhum
- O que faz quando gosta de um conteúdo: compartilha
- O que faz quando não gosta de um conteúdo: ignora
Em 2º lugar com 27% – Os do Contra
Basicamente não gostam de nada. Ou melhor, só gostam do que publicam e não perdem a oportunidade de falar mal sobre os posts alheios. Ainda assim são politizados é não odeiam tanto o tema política como outros grupos. Em sua composição possui gente de todas as classes sociais, mas é o grupo que conta com maior participação de indivíduos de classe A. Eles usam as redes mais para ver do que para serem vistos. É o grupo que menos posta e tem frequência de acesso esporádica. Conta com a participação de homens, mas apresenta uma proporção maior entre mulheres. A idade varia, mas tem sua maioria entre pessoas de 31 a 50 anos e se destaca pela maior presença de pessoas da região Nordeste.
“Pense duas vezes antes de enviar um post polêmico para esse tipo de amigo virtual. Um post indesejado e tchau. Eles deletam seus amigos virtuais com a mesma facilidade com que postam uma foto”, acrescenta Davi Bertoncello.
Características comuns do grupo:
- Quem faz parte: Homens e Mulheres
- Perfil demográfico: Classe A/B – 31 – 50 anos
- Frequência de acesso: Baixa
- O que mais publica: Não publicam
- Assunto preferido: TRABALHO
- Assunto odiado: SEXO
- O que faz quando gosta de um conteúdo: apenas vê
- O que faz quando não gosta de um conteúdo: deleta o amigo que enviou
Em 3º lugar com 22% – Os Hooligans
Como o nome sugere, esse grupo é formado majoritariamente por homens que adoram discutir sobre esportes, em especial sobre futebol. Tem uma frequência de acesso moderada ainda assim são o grupo que mais postam quando acessam. Mas, ao contrário do que se poderia imaginar, é raro um integrante deste grupo deletar um amigo de sua rede.
“Para eles, as redes sociais são como mesa de bar ou papo de banheiro masculino. Falam de bola, humor e claro, sexo”, acrescenta Guilherme Cavalcante, diretor de planejamento da Hello Research.
Características comuns do grupo:
- Quem faz parte: Homens
- Perfil demográfico: Classe B/C – 16 – 30 anos
- Frequência de acesso: Moderado
- O que mais publica: Coisas pessoais e posts de humor
- Assunto preferido: Esportes/Futebol
- Assunto odiado: Política
- O que faz quando gosta de um conteúdo: Da Like
- O que faz quando não gosta de um conteúdo: Ignora
Em 4º lugar com 21% – As Maricotas
Formado basicamente por mulheres, seus temas favoritos são humor, autoajuda e novela. “Um verdadeiro clube da Luluzinha digital. Não perdem a oportunidade de comentar sobre aquele capítulo mais quente até porque conta com a presença de muitas donas de casa”, acrescenta Stella Mattos, diretora de contas da Hello Research.
É o grupo com menos escolaridade formado em sua maioria por mulheres da classe C com idade entre 25 e 35 anos.
Características comuns do grupo:
- Quem faz parte: Mulheres
- Perfil demográfico: Classe C | 25 – 35 anos
- Frequência de acesso: Moderada
- O que mais publica: Correntes e fotos
- Assunto preferido: Auto-Ajuda
- Assunto odiado: Política
- O que faz quando gosta de um conteúdo: Comenta
- O que faz quando não gosta de um conteúdo: comenta com Indignação
O estudo Papo Social ainda conta com muitas outras informações essenciais para um maior entendimento do uso das redes sociais no Brasil.
Fonte: Blog do E-commerce