Quais os deveres da minha loja virtual?

O e-commerce já faz parte da vida dos brasileiros. Prova disso são os mais de 32 milhões de e-consumidores ativos que se tornam cada vez mais exigentes e procuram lojas virtuais que tenham uma conduta responsável e comprometida com a qualidade dos serviços e a satisfação de seus clientes.

Estar na internet vai além de simplesmente manter um empreendimento que rompa fronteiras, é preciso entender os princípios a serem seguidos para conquistar seu espaço no mercado virtual.

Veja alguns fatores que merecem atenção especial dos empreendedores virtuais:

Respeito aos direitos do consumidor

O Código de Defesa do Consumidor é o mesmo para compras realizadas tanto em lojas físicas como em lojas virtuais e possui apenas uma diferença: o prazo para arrependimento do consumidor é maior para as compras online. Nesse sentido, os lojistas devem estar atentos com relação aos direitos que os consumidores possuem, para manter uma boa conduta perante o setor e, através dela, conquistar ainda mais consumidores.

Atendimento focado na excelência

Não apenas para as lojas virtuais, o bom atendimento é regra de boa conduta em qualquer tipo de empreendimento, afinal ao lidar com clientes, busca-se fidelizá-los para que o negócio cresça. Logo, prestar um atendimento de qualidade é essencial também na loja online, pois onde o contato pessoal não é possível, o contato virtual deve ser satisfatório.

Usabilidade para auxiliar o consumidor

É dever do lojista manter uma fácil navegação no seu e-commerce, pois as negociações online são uma tendência de sucesso no mercado. Se a primeira impressão causada ao cliente for de desconforto e complicações, ele não voltará mais àquela loja. Por isso, utilizar ferramentas que realmente facilitem a negociação para o consumidor proporciona bons resultados.

Respeito aos prazos de entrega

O consumidor virtual quer receber o produto que adquiriu e cabe às lojas virtuais a função de entregar o que foi prometido nas propagandas da loja. Nesse sentido, é preciso destacar que o cliente não ficará satisfeito apenas com a entrega correta do produto, mas, principalmente, na data combinada. É por isso é que a logística merece uma atenção especial dos lojistas.

É evidente que empresas perfeitas não existem, sempre há algo a mais para corrigir, para se adaptar e para reestruturar. No entanto, é preciso entender que os consumidores virtuais não buscam lojas perfeitas, mas lojas sérias, de profissionais comprometidos com seus direitos e sua satisfação. A partir daí, as vendas serão consequências!

Fonte: Blog da Dotstore

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