Razões pelas quais o e-mail marketing é eficiente entre barsileiros
Ouvimos falar muito sobre as redes sociais nos dias de hoje e diversos especialistas afirmam saber como usá-las para garantir um enorme ROI. Pesquisas recentes, no entanto, sugerem que uma tática de marketing mais antiga — a do uso de e-mails — pode ser a melhor opção para se alcançar o consumidor brasileiro. Veja por que.
Os brasileiros são receptivos a mensagens de e-mail marketing
Em uma pesquisa recente, a empresa ExactTarget entrevistou mais de 1.400 brasileiros para avaliar sua resposta a e-mails, ao Twitter e ao Facebook. A pesquisa revelou que 91% dos brasileiros conectados à internet receberam mensagens de marketing por e-mail de pelo menos uma fonte.
Além disso, 68% dos brasileiros afirmaram que fizeram uma compra como resultado dessas mensagens por e-mail e 53% disseram que ficam mais propensos a comprar produtos de uma empresa após receberem mensagens dela por essa via. Por outro lado, apenas 42% fizeram uma compra após receberem uma mensagem de marketing pelo Facebook.
Um fato que pode validar ainda mais esses resultados é um relato recente da Netshoes de que o número de aberturas de suas mensagens de e-mail marketing aumentou 70% no ano passado.
O e-mail marketing tem uma alta taxa de conversão entre os brasileiros
Um estudo realizado Experian Marketing Services revelou que o e-mail marketing tem a taxa de conversão mais alta para empresas de e-commerce, 2,53%. O marketing de busca apresenta uma taxa de conversão de 2%, enquanto a do marketing por redes sociais é duas vezes mais baixa, ficando pouco acima de 1%. Outro estudo da empresa Monetate gerou resultados ainda mais impressionantes: uma taxa de conversão de 4% para o marketing por e-mail, contra 0,59% para as redes sociais e 2,49% para o marketing de busca.
O número de aberturas de mensagens de marketing por e-mail a partir de dispositivos móveis tem aumentado expressivamente
Uma pesquisa recente da empresa Spli revelou que o número de brasileiros que abrem mensagens de marketing por e-mail a partir de dispositivos móveis subiu 44% entre setembro de 2011 e junho de 2012. O estudo analisou respostas de consumidores não só no Brasil, mas também na França, Itália, Espanha e China. A taxa de abertura para brasileiros que recebem mensagens de marketing por e-mail em seus dispositivos móveis foi de 7%, taxa só foi superada pela registrada entre os consumidores espanhóis (17%).
A despeito da presença preponderante do Android no mercado brasileiro de telefonia móvel, observou-se que os usuários de dispositivos móveis com o sistema iOS — iPhone ou iPad — são os que mais abrem mensagens desse tipo, a saber, 47% e 30%, respectivamente. Os brasileiros usuários de dispositivos móveis com o sistema operacional Android responderam por apenas 21% das aberturas.
Fonte: US Media Consulting