Recursos para SEO – Fundamentais na hora da escolha de um sistema de e-commerce

Atualmente existem dezenas de sistemas (softwares) para criação de lojas virtuais no mercado o que muita vezes confunde o empreendedor que está iniciando as suas atividades no varejo virtual levando-o a um cenário de incerteza que o deixa receoso em levar a empreitada a diante.

O receio tem fundamento, uma vez que, o sistema de e-commerce é fator determinante para o sucesso de uma loja virtual.

Em termos de opções de layout, disponibilidade de formas de pagamento e logística, os sistemas disponíveis no Brasil estão ao mesmo nível dos sistemas usados no exterior.

Um dos grandes problemas hoje está na precariedade ou em alguns casos, até mesmo a ausência de funcionalidades para SEO.

Para a divulgação de uma loja virtual, é necessário que ela tenha os recursos necessários para que possa ser listada em uma boa posição nas páginas de resposta das ferramentas de busca como Google, Yahoo e Bing.

Com estes recursos disponíveis, o empresário pode aplicar uma série de técnicas de otimização de sites para ferramentas de busca – SEO, e conseguir que suas páginas consigam posições de destaque nessas ferramentas, trazendo tráfego qualificado e com alta probabilidade de conversão em vendas.

Infelizmente, a importância das técnicas de Search Engine Optimization (SEO) parecem não estar clara para alguns desenvolvedores nacionais, que não adaptaram seus sistemas às novas tendências do Search Engine Marketing.

A consequência disse posicionamento são lojas que não tem condições de conseguir implementar as rotinas de SEO em sua totalidade, prejudicando assim o desempenho da loja uma vez que os buscadores não lhe atribuem a graduação necessária para um bom lugar no ranking em função da ausência de alguns parâmetros básicos de otimização.

Não são poucas as vezes que em nossa consultoria somos questionados sobre o desempenho fraco de uma determinada loja nas ferramentas de busca e ao analisarmos o sistema, descobrimos deficiências na estrutura para o processo de SEO e até mesmo a ausência dessas estruturas.

Nestes casos não nos sobra outra opção a não ser recomendar ao cliente a troca de plataforma de e-commerce para uma que ofereça tais ferramentas.

O problema é que essa troca na maioria das vezes gera custos que poderiam ter sido evitados se na ocasião da implantação do e-commerce tivesse havido uma verificação sobre a existência ou não desses recursos.

Por isso, ao fazer o planejamento do seu projeto de e-commerce, leve em consideração esse fator como item fundamental para a opção de uma determinada plataforma de comércio eletrônico, para que futuramente não tenha que incorrer em despesas desnecessárias com a migração para uma outra solução.

Implementação do SEO em lojas virtuais

Nossa equipe desenvolveu um módulo especial em nosso Curso de SEO, justamente para tratar da implementação de técnicas de SEO no e-commerce.

O curso de otimização de sites para ferramentas de busca é realizado mensalmente e tem como objetivo ensinar as principais técnicas de SEO para que um site, loja virtual ou blog possa conseguir a maior exposição possível nas ferramentas de busca. Para maiores detalhes sobre este curso clique aqui.

Josiane Osório, consultora e instrutora do Curso de E-Commerce

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