Formação do profissional de SEO – Quais os principais pontos

A formação do profissional de SEO é um investimento que requer muita dedicação, estudo e prática.

Esse é um dos motivos para que esse grupo de profissionais seja hoje em dia um dos mais bem pagos do mercado, não só no Brasil como também em outros países.

Em nosso curso de SEO sempre chamamos atenção para o fato de que o treinamento em si é apenas o primeiro passo.

A sedimentação dos conceitos aprendidos durante o treinamento vem da prática e da pesquisa que nesta área não termina nunca.

Não existem formulas mágicas e “truques” para se tornar um profissional de SEO qualificado em poucos dias. Quem promete não cumpre.

A formação do profissional de SEO é lenta e gradativa e a experiência é fundamental, pois afinal, são dezenas de técnicas e informações que precisam ser alinhadas a cada trabalho.

Não existe um curso universitário com foco em SEO. O que temos são cursos livres, como os oferecidos pela Academia do Marketing onde profissionais de diversas áreas, entre elas a de comunicação social como Relações Públicas e Marketing, estabelecem seu primeiro contato com as técnicas e ferramentas de SEO.

O grande problema para as faculdades incorporarem a formação de um profissional de SEO em sua grade regular de cursos está na atualização do conteúdo que precisa ser constante, por que não dizer, quase mensal.

O segmento é muito dinâmico os parâmetros sofrem mudanças a todo momento e para quem deseja fazer uma carreira de sucesso em marketing digital a atualização é um fator fundamental.

As habilidades necessárias a um profissional de SEO

O trabalho de SEO exige diversas competências técnicas já que é uma das áreas do marketing digital mais integrada com outras especialidades.

O profissional de SEO precisa ter uma visão global de todo o processo e entender muito além das questões técnicas.

Abaixo exemplificamos algumas das competências necessárias para que você possa se transformar em um profissional de Search completo:

Marketing Digital – O SEO não funciona sozinho, muito pelo contrário, ele é altamente integrado a outras áreas do marketing online, portanto, a formação do profissional de SEO começa justamente pelo conhecimento de todas as áreas do marketing digital para que você tenha uma visão global do marketing.

Google Analytics – Todo e qualquer profissional de marketing digital precisa conhecer profundamente os conceitos de web analytics e ferramentas como o Google Analytics. Para monitorar os resultados do trabalho de otimização de sites e refinar suas estratégias é necessário dominar essa ferramenta. Exatamente por isso que incluímos o treinamento em Google Analytics em nosso programa de Formação em Marketing Digital.

Conhecimentos de Inglês – A maior parte dos artigos e atualizações está em inglês, por isso, dominar a língua é muito importante para quem deseja seguir carreira em SEO. Sem isso, você estará fadado a ficar desatualizado e sem condições de competir com outros profissionais da área. Existe sempre a opção do Tradutor do Google, mas web seminários com os principais nomes do segmento como Matt Cutts e outros, além de podcasts, por exemplo, ficarão de fora do seu arsenal.

Conhecimentos de Programação – Embora a atividade de um profissional de SEO não envolva diretamente a questão de programação, é sempre útil possuir pelo menos noções básicas de HTML já que alguns fatores de posicionamento dos sites nas SERPs envolvem questões estruturais do site que precisam ser avaliadas.

As aptidões natas de um profissional de SEO

Algumas aptidões exigidas no processo de formação do profissional de SEO são adquiridas, mas existem outras que podemos considerar aptidões natas.

A busca pela especialização em marketing digital exige formação técnica, mas algumas qualidades pessoais consideradas natas ajudam bastante a esse profissional a se destacar em sua área.

O senso crítico e raciocínio lógico são algumas qualidades que podemos destacar nesse caso.

O trabalho de SEO não se restringe à aplicação de algumas técnicas. O trabalho analítico é na verdade o que diferencia um profissional de outro.

Como a formação do especialista em SEO exige o conhecimento de técnicas de diversas áreas e uma compreensão profunda do comportamento do usuário em seus diversos estágios de aquisição, seja ela de informações ou produtos, é necessário tem a capacidade de organizar todos estes fatores dentro de uma linha de ação, para, por exemplo, elaborar um bom projeto de SEO.

O mercado de trabalho para o profissional de SEO

Para um bom profissional de SEO, empregabilidade não é problema, já que o mercado de trabalho está ávido por profissionais realmente qualificados.

Basta que você faça uma busca em sites especializados como o Marketing Job, para ver a quantidade de ótimas vagas de trabalho em SEO disponíveis.

As empresas estão valorizando cada vez mais estes profissionais em função da competição cada vez mais acirrada por um bom posicionamento na área de busca orgânica das páginas de respostas dos buscadores.

Isso tem feito a procura por esses profissionais aumentar e também os salários pagos a eles.

Outra opção profissional para profissionais que possuem uma boa formação em SEO tem sido a carreira como freelancer, já que o trabalho pode ser feito remotamente em um Home Office, sem qualquer perda em termos de qualidade.

Como o investimento inicial para esse tipo de negócio é relativamente baixo em termos de aquisição de softwares específicos como os que são apresentados em nosso curso, essa tem sido a opção de muita gente.

Como você pode ver, a formação do profissional de SEO é um processo lento e gradativo, mas a recompensa em termos de remuneração e carreira faz todo este esforço valer a pena, e a Academia do Marketing está aqui para ajudar você a vencer este desafio.

Por Alberto Valle no blog da Academia do Marketing

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