Habilidades fundamentais no e-commerce

Além de possuir faturamentos crescentes, o comércio eletrônico brasileiro também chama a atenção por ser uma prática séria e promissora de comercialização nacional.

Essas características atraem inúmeros empreendedores às vendas online, no entanto, para uma loja virtual seguir a linha de sucesso do e-commerce, é preciso desenvolver habilidades de grande importância e impacto na conquista dos e-consumidores.

Entre os aspectos facilitadores de um e-commerce, aqueles que não podem faltar em sua loja virtual de forma alguma, destacam-se: a Usabilidade, a Navegabilidade, a Encontrabilidade, a Competitividade e a Comprabilidade.

Usabilidade

É a qualidade que se aplica à facilidade de utilização de uma interface. Para entender o fator usabilidade, basta verificar se sua loja virtual parece um caça palavras ou um dicionário. Ou seja, em um ambiente organizado, as informações são mais fáceis de serem encontradas, por isso, organize sua loja de forma que os clientes entendam e realizem suas negociações sem dificuldades;

Navegabilidade

A facilidade de chegar às páginas que se deseja o mais rápido possível é conhecida como navegabilidade. Quanto menor for o tempo e o número de cliques necessários para chegar à determinada página, maior o índice de navegação em sua loja virtual. Capriche nisso!;

Encontrabilidade

Refere-se à facilidade de encontrar o produto que se procura. Nesse fator é importante destacar a disponibilização de recursos como a Busca Rápida na loja, bem como a organização dos menus e a utilização de tags nos textos dos produtos;

Competitividade

O mercado virtual é competitivo. Logo, para uma loja virtual ter sucesso no e-commerce é preciso que esta tenha características competitivas, ou seja, possua um mix de produtos variados, bom preços, parcelamento de cartões, bom atendimento, frete gratuito, etc. Tudo o que possa torná-la mais interessante do que a concorrência;

Comprabilidade

É indispensável, ainda, que a loja virtual possua o fator de comprabilidade, onde o processo de finalização de compra seja simples. O cliente encontra o produto, escolhe o frete, efetua o pagamento e finaliza a transação. Sem problemas, sem impedimentos, sem dificuldades.

Todas essas habilidades têm o único objetivo de facilitar o momento da compra de seus clientes. Se em sua loja virtual os produtos são encontrados facilmente, os preços são compatíveis com seu público-alvo e seu consumidor fecha a venda sem ter problemas, sua empresa online, certamente, conquistará um espaço promissor no e-commerce brasileiro.

Fonte: Blog da Dotstore

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