Truques para melhorar a página de detalhes do produto
Uma das partes mais sensíveis de uma loja virtual é a página de detalhes do produto, que funciona como verdadeiro ponto de partida para a efetivação da compra. muito se fala sobre “carrinhos abandonados”, mas pouca gente comenta sobre os “produtos abandonados”. Por vezes a página de detalhes do produto apresenta problemas tão grandes, que a intenção de venda acaba ali mesmo, seja por falta de informação para o usuário ou então por caminhos difíceis de serem seguidos para a concretização da venda.
As páginas de detalhes de produtos são talvez a parte que mais evoluiu em questão de arquitetura da informação nos últimos tempos no e-commerce. Pesquisas tem sido feitas no sentido de melhorar seu desempenho e conseguir uma taxa de conversão cada vez maior para as lojas virtuais. em nosso curso sobre criação e gestão de lojas virtuais, fazemos questão de dedicar um módulo inteiro para a questão do design no e-commerce e neste módulo, a questão da estrutura das páginas de detalhes de produtos tem um lugar especial, justamente porque conhecemos o poder de conversão quando estas páginas são bem trabalhadas.
Vejamos então, algumas dicas rápidas para melhorar a performance de uma loja virtual através de aprimoramentos nas páginas descritivas dos produtos da loja.
1 – Imagens nas páginas de detalhes de produtos
A imagem é a primeira venda de uma loja virtual, portanto, certifique-se de estar usando as melhores imagens possíveis em sua loja virtual. Além da qualidade é importante que você ofereça diversos ângulos de visão do produto. Quanto mais documentada for o conjunto de imagens que você fornecer, maior será a chance do usuário concretizar uma venda.
2 – Botão comprar em destaque aumenta a conversão no e-commerce
O botão comprar precisa estar em uma posição de destaque na página de descrição dos produtos e apenas ele deve ter a aparência de botão. Se você tiver outros links na página de descrição de produtos, não crie botões neles, trate-os como texto ou qualquer outra forma de acesso, menos o formato clássico de botão. Estudos comprovam que outros links com o formato de botão fazem com que o cliente se sinta perdido e reduz a taxa de conversão da loja.
3 – Vídeos de produtos na página de detalhes de produtos
Um outro truque simples e eficiente para aumentar a taxa de conversão. Coloque um pequeno vídeo hospedado no YouTube com não mais que dois minutos de duração e a taxa de conversão aumentará em até 30%, além é claro, de reforçar a divulgação através do YouTube. Esta comprovado que os vídeos aumentam sensivelmente a taxa de conversão de uma página de detalhes do produto.
4 – Crie uma rotina de otimização para a página de produtos
Os resultados da busca orgânica garantem as melhores taxas de conversão de uma loja virtual. Portanto, para facilitar a indexação através dos mecanismos de busca como Google, Yahoo e Bing, crie uma rotina básica para a otimização dos fatores onpage da página de detalhes de produtos do seu e-commerce. O SEO no e-commerce é decisivo para o sucesso de qualquer comércio eletrônico.
5 – Forneça informações sobre frete na página de detalhes do produto
Incorpore um formulário ou campo para o cálculo do frete do produto na página de detalhes. se você estiver com uma estrutura de logística de entrega com preços competitivos, seus clientes estarão mais propensos a comprar imediatamente em sua loja virtual sem ficar navegando por outros sites.
6 – Apresente todas as formas de pagamento na página de detalhes do produto de sua loja virtual
As pessoas detestam iniciar o processo de compras e ao final descobrirem que a loja não oferece a opção de pagamento pela qual elas gostariam de realizar a compra. Para evitar isso, exiba na página de detalhes do produto do seu e-commerce todas as opções de pagamento que você oferece.
7 – Incentive a indicação através das redes sociais
As indicações de amigos através das redes sociais são um dos fatores de maior conversão para uma loja virtual. Por isso, facilite estas indicações através da inclusão dos botões de Curtir do Facebook e Tweeter na página de detalhes do produto para que as pessoas os indiquem de maneira rápida e automática.
8 – Disponibilize uma opção de atendimento online no seu e-commerce
Os chats tem uma função muito especial no e-commerce, auxiliar imediatamente o cliente em caso de dúvida e com isso facilitar o processo decisório. Por isso, é interessante que sua loja virtual possua a opção do cliente acessar de maneira fácil o serviço de atendimento online quando está na página de detalhes sobre os produtos.
Alberto Valle, consultor e instrutor do Curso de E-Commerce