Usando fotos 360º no e-commerce
A onda das fotos 360º para e-commerce foi surgindo quase que sem ninguém perceber, mas agora já se transformaram em um verdadeiro sonho de consumo para qualquer gerente de e-commerce. A tecnologia é fascinante e o efeito sobre a loja virtual certamente compensa o investimento, que por enquanto ainda é um pouco alto aqui no Brasil.
Já ouvi gente dizendo que as fotos 360º para e-commerce não passam de gadgets que deixam a loja “curiosa”, mas a verdade não é bem essa. Quando você inclui as fotos de produtos com o recursos de rotação 360º você na verdade está agregando valor ao seu produto, levando uma experiência de compra muito mais agradável ao cliente, aumentando assim não só a taxa de conversão da loja virtual como também ajuda no processo de fidelização dos clientes.
Veja na imagem abaixo um exemplo do que pode ser feito, é simplesmente incrível. Seja sincero, qual cliente não se impressiona com isso?
No exemplo abaixo, o de um e-commerce de joias e bijouterias, temos uma amostra da solução oferecida pela SpinMe, empresa que se especializou em tecnologia para fotos 360 graus no e-commerce e web em geral. Em termos de recursos, a solução une a opção de visualização em 360 graus da imagem do produto, como também o efeito de zoom na imagem.
No exemplo acima, o de um e-commerce de joias e bijouterias, temos uma amostra da solução oferecida pela SpinMe, empresa que se especializou em tecnologia para fotos 360 graus no e-commerce e web em geral. Em termos de recursos, a solução une a opção de visualização em 360 graus da imagem do produto, como também o efeito de zoom na imagem.
Animações 360º para e-commerce aumentam a taxa de conversão
Um reflexo imediato das fotos com animações em 360º é o aumento da taxa de conversão da loja virtual. Em nosso curso de e-commerce chamamos atenção para o fato que a imagem do produto é a primeira venda de qualquer loja virtual e se você pode contar com esse recurso, o trabalho de sedução através de imagens fica bem mais fácil.
Outro ponto que deve ser ressaltado no uso de fotos 360º para e-commerce é que com a possibilidade da rotação 360 graus das fotos dos produtos, os consumidores podem fazer escolhas com mais segurança, o que também reduz sensivelmente o número de trocas e devoluções na loja virtual.
A tendência de uso destes recursos é cada vez maior no mundo inteiro. Em pesquisa feita pela SpinMe, publicada aqui em nosso blog, 43% dos varejistas britânicos concordam que uma das formas de impulsionar as vendas no e-commerce é através da inserção de imagens 3D ou então rotativas. O fato é que as fotos no e-commerce exercem cada vez mais um papel decisivo na hora da compra.
A tecnologia das fotos 360 graus no e-commerce
Em termos de tecnologia, a possibilidade de visualização de fotos 360 graus no e-commerce não pode ser chamada de inovadora, já que já se fazia isso a muito tempo atrás com a utilização de Gifs animadas, com um resultado considerado até mesmo razoável. A diferença é que outras tecnologias foram surgindo e com isso o recurso deu um salto tecnológico.
Atualmente, com tecnologias de programação como Ajax, jQuery e o padrão HTML 5, é possível criar arquivos animados ainda mais compactos do que se tinha, por exemplo, usando o Flash.
O processo consiste basicamente em tirar diversas fotos, de 24 a 72 dependendo do grau de perfeição que se deseje dar à animação, e processar essas imagens gerando um arquivo no formato HTML 5, GIF ou Flash para inserção na página de produtos da loja virtual.
Infelizmente ainda temos muito poucas empresas que dominem realmente essa tecnologia no Brasil, e o preço ainda é salgado, mas sem sombra de dúvida, o uso de fotos 360º no e-commerce é uma tendência que veio para ficar, e certamente seu uso deverá se difundir bastante em pouco tempo por aqui também.
Por Alberto Valle, no Blog do Curso de E-commerce