Redes sociais no e-commerce e a análise da concorrência
Um dos primeiros passos para a inserção da sua loja virtual no universo das redes sociais está na análise de concorrência.
As redes sociais corporativas exigem estudo, demandam tempo e atenção. Não basta apenas ingressar nas mídias sociais, é necessário estar atento e alerta a todo tempo.
Ao contrário do que pode-se pensar, analisar os concorrentes diretos e indiretos é essencial e indispensável. Em meio à concorrência é preciso estar a frente, e para tal feito, nada melhor do que verificar as ações dos mesmos nas redes sociais.
Não estamos falando obviamente de copiar o estilo ou estratégia de outras operações de e-commerce nas redes sociais, mas sim de posicionar a sua empresa em relação ao que já está acontecendo nas redes.
Há diversos meios pelos quais pode-se realizar este estudo segue, portanto, algumas técnicas que, se postas em prática, renderão benefícios à sua loja:
Faça um Raio-X do mercado
Esta é uma análise minuciosa e básica para qualquer empreendimento, trata-se da verificação detalhada de todos os números e dados dos perfis dos concorrentes.
É o Raio-X da rede social, que inclui quantos fãs e seguidores este possui, bem como a interação e relação empresa-consumidor.
É preciso constatar a periodicidade das atualizações e quais os objetivos que o empreendimento possui ao utilizar-se das mídias.
Prós e contras
É indispensável ter conhecimento dos pontos fortes e fracos, estabelecendo um comparativo entre seu e-commerce e a concorrência.
Desta maneira poderão ser traçadas metas, objetivos e estratégias de marketing, tudo em prol do desenvolvimento de seu e-commerce, dando destaque ao mesmo.
Menções
Monitorar as menções dos concorrentes é imprescindível, pesquise por palavras-chaves, termos, produtos, serviços, bem como os nomes dos colaboradores e executivos.
Se faz bastante útil também observar no Twitter os nomes da concorrência no campo TweetReach, para analisar qual o alcance em usuários que estes possuem.
O uso de redes sociais no e-commerce é uma ótima estratégia para ampliar suas opções de canais de comunicação com o público, mas na etapa de planejamento não deixe a análise da concorrência de lado. Ela pode lhe poupar muito tempo e dinheiro.