Design da loja virtual na medida certa

A oportunidade de realizar vendas através da internet está aberta a todos os empreendedores que vêem no e-commerce a oportunidade que faltava para deslanchar seu negócio. Basta escolher qual segmento trabalhar e desenvolver seu projeto na web, visando a conquista de consumidores e o crescimento de sua loja virtual.

Contudo, há alguns cuidados relacionados ao design da loja que devem ser analisados e levados em consideração para que o projeto da loja na internet comece com o pé direito e sem exageros junto ao mercado virtual. Além de contemplar um layout personalizado e elaborado pensando no segmento e no público, há detalhes muito importantes que compõem um design na medida certa. Veja:

Categorização de produtos: A categorização dos produtos em departamentos, seções, etc, deve ser feita na loja virtual visando a usabilidade proporcionada ao e-consumidor. Nesse sentido, é preciso destacar que o empreendimento deverá disponibilizar seus produtos de maneira organizada e até mesmo intuitiva. Desenvolver inúmeros níveis de seleção para chegar a um determinado produto não é interessante para o consumidor, portanto, simplifique. Além disso, disponibilize obrigatoriamente o campo de busca em sua loja;

Quantidade de exibição: Tenha sempre em mente: a home page de sua loja é uma vitrine e neste ambiente são apresentados os produtos que mais se destacam ou os quais queremos dar maior visibilidade no empreendimento. Por isso, nada de exagerar na apresentação de produtos ao visitante da loja virtual, antes procure despertar o interesse desse consumidor com o que sua loja tem de melhor e, em seguida, categorize os demais produtos de maneira organizada e de fácil acesso, possibilitando uma navegação satisfatória nas páginas da loja;

Banners e mais banners: Destacar as novidades da loja através de banners é uma opção bacana para oferecer promoções, descontos e ofertas. Contudo, é preciso tomar muito cuidado para que todas as informações estejam claras e proporcionais, ou seja, que sua home page não fique sobrecarregada, confundindo o consumidor. Por isso, indica-se a aplicação desse recurso também nas demais páginas, como departamentos, por exemplo;

Cabeçalho e rodapé: Além de poderem ser personalizadas, é preciso destacar que essas áreas possuem grande importância diante do consumidor virtual, pois agregam informações que fazem grande diferença na escolha do cliente por uma loja, como dados “Institucionais”, passos sobre “Como Comprar”, questões referentes à “Garantia”, menu para “Meus Pedidos”, links para “Atendimento”, etc. Portanto, trabalhar essas áreas com profissionalismo também torna o design da loja completo, na medida certa.

Fonte: Blog da Dotstore

Artigo anteriorLogística reversa eficaz em 5 atitudes
Próximo artigoQuatro dicas para alcançar o sucesso no e-commerce de moda

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here