Qual o diferencial competitivo do seu e-commerce?

Qual o diferencial competitivo do seu e-commerce?
Diferencial competitivo no e-commerce

Ter um diferencial competitivo no e-commerce é cada vez mais importante em um mercado tão disputado como o brasileiro. Afinal de contas, por que razão os visitantes do seu site deverial fazer compras na sua loja virtual e nãono do concorrente? Infelizmente nem sempre isso fica bem claro para o empreendedor digital. Você faz alguma idéia do motivo que faz uma pessoa comprar em sua loja virtual ao invés de fazer a mesma compra na loja concorrente? Esse é o questionamento que dá início a tudo.

A criação desse diferencial competitivo no e-commerce pode estar em inúmeras áreas, mas o importante é ter sim um algo mais que o destaque da concorrência. De nada adianta a sua loja ter a melhor plataforma de e-commerce possível, técnicas de SEO avançadas e um marketing digital impecável se nada a diferencia de seus concorrentes. Por que os compradores dariam preferência ao seu e-commerce se você não tem nada de diferente para oferecer? Ter um produto de qualidade não é o suficiente para que as pessoas prefiram a sua loja, você deve de alguma forma criar um diferencial competitivo para poder se destacar no segmento e não ser “apenas mais uma loja”.

Como criar um diferencial competitivo para o seu e-commerce

Criar uma vantagem competitiva não é tão difícil assim, mas certamente exige uma análise profunda da sua concorrência e adequação de métodos em sua loja virtual. Sun Tsu, em A Arte da Guerra diz que você deve atacar o inimigo exatamente em seu ponto fraco. No ambiente competitivo da Web não é diferente. Um a boa forma de criar um diferencial competitivo em relação a sua concorrência é identificar os pontos fracos dos concorrentes e estabelecer um fator de diferenciação justamente nesse ponto.

Os principais erros de uma loja virtual se concentram basicamente nas formas de pagamento e questões de entrega. Por isso, fica relativamente fácil determinar alguns pontos que podem lhe oferecer um diferencial competitivo que coloque o seu e-commerce em um patamar superior de relacionamento com os clientes.

Diversidade de formas de pagamento

A diversidade de formas de paramento é um dos fatores básicos para o sucesso de uma loja virtual. Muitas vezes as vendas de um e-commerce não se concretizam simplesmente porque o cliente não encontra uma determinada forma de pagamento. Essa é a razão para muitos dos casos de carrinho abandonado em lojas virtuais. Por isso, tente colocar o máximo de opções de pagamento disponíveis em sua loja.

Preços mais competitivos

Compras on-line significam comparação de preços. Com os sites de busca e comparação de preços disponíveis no mercado atual, ser competitivo é essencial. Se você tem condições de conseguir um preço melhor com seus fornecedores, faça disso uma arma para criar o seu diferencial competitivo na web. Grite para os seu cliente o quanto o seu preço é melhor que o dos seus concorrentes através de sites de comparação, otimização de suas páginas de produtos e links patrocinados e as vendas ocorrerão.

Política de frete grátis

O frete é o maior responsável pela síndrome do carrinho abandonado. De nada adianta ter um bom preço no produto se o seu frete é mais caro do que o do seu concorrente. Pense seriamente em uma política de frete grátis para algumas regiões em que você tenha uma vantagem comparativa e domine este mercado.

Política de pós venda

Trace uma boa política de pós-venda com espaços em seu e-commerce para que seus clientes expressem suas opiniões. Obtenha um feedback sobre a experiência de compra de seus clientes. Faça-os se sentirem prestigiados e percebam que a sua loja se preocupa com a satisfação deles. Faça de tudo para fidelizar seus clientes, pois o retorno em termos de divulgação boca-a-boca será uma de suas principais ferramentas de marketing.

Vantagem competitiva como fator de diferenciação

A criação de um diferencial competitivo no comércio eletrônico pode funcionar também como excelente ferramenta de marketing uma vez que as pessoas tendem a comentar as lojas que se destacam em algum detalhe como por exemplo a facilidade de se efetuar a compra ou um ótimo trabalho de pós venda. São nestes pequenos detalhes que surge o boca-a-boca que promove sua empresa no mundo virtual, principalmente na era das redes sociais, onde todos compartilham sua experiências.

A criação de um diferencial competitivo é cada vez mais importante para o sucesso de uma loja virtual. Em nosso curso sobre criação de lojas virtuais enfatizamos este aspecto do e-commerce justamente por acreditarmos que essa é uma característica que diferencia dos projetos de e-commerce de sucesso do resto.

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