Overselling nos provedores de hospedagem
Na indústria de hospedagem de sites Overselling é o termo utilizado para definir quando uma empresa fornece serviços e recursos que, se num dado momento todos os seus clientes utilizassem da totalidade dos serviços anunciados ocorreria uma situação insustentável que levaria a falhas críticas no servidor. Normalmente o “overselling” diz respeito ao uso de espaço em disco e ao tráfego de dados mensal.
Por exemplo: Se uma empresa de hospedagem dispõe de 100Gb de espaço no servidor e tem 20 clientes fornecendo a cada cliente 5Gb de espaço, então a empresa está praticando overselling.
O overselling é antes de mais nada uma estratégia de gerenciamento de recursos, que quando bem administrada pode dar resultados. No exemplo acima, é oferecido 5Gb de espaço para cada cliente mas se só tiver 20 clientes a empresa constatará que nem todos eles usarão os 5Gb ficando assim muito espaço em disco que ainda pode ser utilizado. Neste caso as empresas optam por correr um certo risco e “vender” mais pacotes para aquele mesmo servidor. O prognóstico é que nem todos os clientes usarão a totalidade do espaço que contrataram “liberando” assim recursos para outras contas.
A técnica é válida, mas precisa ser bem administrada
Portanto o uso do Overselling não é totalmente negativo se for acompanhado de perto por técnicos e serviços de monitorização que facultem a todos os clientes aquilo que eles realmente adquiriram permitindo assim a maximização dos recursos dos provedores de hospedagem. O problema, é que no Brasil, não é bem assim que as coisas acontecem.
Acreditamos que a maior parte das grandes empresas desta indústria usa o “overselling”. Elas hospedam milhares de sites num único servidor prometendo espaços e transferência de dados ilimitados. Algumas destas companhias conseguem gerir muito bem os seus recursos “tirando” de uns e “oferecendo” a outros mantendo assim todos os clientes satisfeitos.
- A velocidade de carga das páginas diminui
- O servidores podem ficar instáveis
- O downtime pode aumentar
- Demora na resposta por parte do suporte técnico
- Largura de banda e espaço em disco rigorosamente monitorados em cada servidor
- Mudança de servidor para sites que apresentem números críticos
- Alteração mensal da largura de banda contratada para o datacenter de acordo com o acréscimo de clientes
- Contratação de pessoal técnico em caso de aumento súbito de clientes
Fonte: Blog do E-Commerce