SEO no E-Commerce – Otimização para lojas virtuais

SEO em lojas virtuais. Como fazer o SEO em um e-commerce e aumentar a exposição do comércio eletrônico nas ferramentas de buscaA tarefa de realizar SEO em uma loja virtual não é das mais fáceis mas certamente é uma das mais importantes para a divulgação de um e-commerce. Digo que não é nada fácil em função da própria estrutura das plataformas de e-commerce e também da elevada competição neste setor. Mesmo assim, com planejamento e muita técnica é possível conseguir uma ótima colocação nas ferramentas de busca se o processo de otimização para ferramentas de busca for feito de maneira contínua e profissional.
O que é SEO?

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, um processo que através de uma série de técnicas busca conseguir as melhores colocações possíveis na busca orgânica das páginas de resposta dos grande buscadores como o Google, Yahoo e Bing. Está comprovado que o melhor tráfego para um site vem dos acessos vindos da busca orgânica dos buscadores e por isso, ter sua loja listada nessa parte é essencial para uma boa taxa de conversão de vendas.

O que uma loja precisa para um bom SEO?

Em primeiro lugar eu diria que uma estrutura de programação adequada é fundamental para o sucesso do SEO no e-commerce. Muitas plataformas de e-commerce  não possuem a estrutura necessária para um processo de otimização eficiente. É comum vermos plataformas que simplesmente não poderiam ser indexadas pelo Google, por exemplo, por conterem problemas sérios de programação, que impedem o trabalho de otimização. Meu conselho é antes de adquirir o sistema, se informas se ele tem a estrutura tecnicamente adequada para uma boa exposição nos buscadores.

Em segundo lugar, o cadastramento dos produtos deve ser feito de forma profissional e sistematizada. Existem uma série de técnicas de SEO que quando aplicadas às descrições dos produtos e outros itens da página de detalhes das lojas virtuais  que quando aplicadas, garantem a indexação em boas posições. É comum, principalmente entre os pequenos empresários, simplesmente “colar” a descrição do site do fabricante na página de detalhes da loja virtual e pronto, está publicado o produto. Esse procedimento, na maioria das vezes, leva a uma péssima indexação por não estarem presentes critérios de SEO que possibilitem atingir uma posição de destaque nas páginas de respostas dos buscadores.

Mantendo-se atualizado nos buscadores

Um grande erro que os empresários que estão ingressando no varejo virtual acabam cometendo é o de achar que SEO  não precisa de manutenção. As posições que você conquista nas páginas de resposta, não são suas, elas estão suas. A competição nessa área é muito grande e portanto, se não houver um trabalho de manutenção e monitoramento elas podem ser perdidas, e acredite, é muito mais fácil cair do que subir no ranking. Por isso, é necessário que seu trabalho de SEO seja continuamente aprimorado, de preferência pelo pessoal que faz a administração da loja virtual, justamente para mudanças em termos de tendências e gosto do público possam ser rapidamente incorporadas a estratégia de otimização.

Capacitação da equipe

As técnicas de SEO, como tudo na Internet estão em constante mutação e por isso, se você usa uma solução interna para o SEO da sua loja virtual, é importante estar sempre atualizando o conhecimento da sua equipe para que ela possa incorporar de forma rápida os aperfeiçoamentos e novos procedimentos dessas técnicas.

Fonte: Curso de E-Commerce

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