Startups – Empresas com crescimento acelerado

Essa é minha primeira publicação na coluna empreendedorismo digital. Como o próprio nome já suscita, é um assunto recente no mercado, como tudo relativo ao mundo digitalizado. Para iniciar o processo de aprendizado conjunto, me proponho a escrever sobre as startups, temática que persiste como top of the mind ao citar empreendimento nesse novo entorno.

Uma startup nasce de um negócio baseado na inovação, que geralmente começa apenas com uma ideia criativa isolada, e como passo seguinte, agrega um diferencial através da inovação como vantagem competitiva, para finalmente empreender o negócio.

Geralmente se caracterizam por estar associadas a negócios que enfrentam um crescimento acelerado, e, por isso, atraem investidores “anjos” com capital monetário e inteligente que se interessam por essas novas companhias embrionárias, dispostos a realizar investimentos relativamente baixos ao ser comparados com grandes projetos. As startups se diferenciam por seu alto risco e grande recompensa graças ao crescimento exponencial do empreendimento. Ou seja, possuem um baixo custo de implementação, um risco alto e uma retroalimentação potencial do investimento atrativo.

Existem empresas inovadoras em todos os setores, no entanto, aquelas startups de base tecnológica têm sido de grande importância para o crescimento de algumas indústrias em especial, como as indústrias de semicondutores, comunicação, biotecnologia e Internet (HITT, 2005)

Empresas com crescimento acelerado

Uma premissa para uma startup de sucesso é que ela apresente um crescimento acelerado, e logo, o negócio será rentabilizado e garantirá o ROI para os investidores iniciais. Nesse sentido, Gundry (2001 in Rocha, 2008) realizou um esforço com o intuito de identificar algumas características das empresas que ascendem rapidamente, observou alguns atributos comuns a elas:

* Comprometimento com trabalho em equipe;
* Preocupação com reputação e qualidade;
* Liderança forte;
* Utilização de financiamento para expandir o negócio.

Com um propósito similiar Feeser & Willard (1990) ressaltou a necessidade de definir o portfólio de produtos e oferta e com ele manter-se alinhado, evitando mudanças de produto, representando uma característica fortemente significativa entre as empresas de crescimento acelerado.

Em um estudo realizado por Barringer (2005), foram comparadas 50 empresas que incidem em um crescimento acelerado com outras 50 empresas similares, porém com crescimento pequeno. Objetivando identificar quais as características em comum entre as empresas de rápido crescimento. Abaixo exponho um pequeno infográfico com as particularidades detectadas no estudo dos negócios que possuem rápida ascensão.

Fonte: Midia Boom

Artigo anteriorDicas para a escolha de um domínio
Próximo artigoSEO em lojas virtuais – Como fazer

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here