Busca Social: Ameaça ao Google?
Acompanhando o Blog da Charlene Li outro dia, me deparei com este artigo sobre buscas sociais. A autora de Groundswell comenta a notícia do dia 14/10, em que Mark Zuckerberg do Facebook e a Microsoft de Bill Gates anunciaram acordo para oferecer um ingrediente muito interessante para os buscadores: a relevância social.
Em termos práticos, a busca social no BING compreenderá uma busca que resultará em links otimizados como o Google, porém com o diferencial que mostrar quais referências seus amigos “curtiram” no Facebook. Basicamente, trata-se de ter recomendações de seus amigos numa página de pesquisa. A relevância desse tipo de pesquisa? Imensa!
É como se estivessemos pesquisando informações com nossos vizinhos e amigos, juntamente com a praticidade de um site de buscas otimizado e com a melhor tecnologia.
Precisamos considerar que o Google também já inseriu elementos sociais em sua página de buscas. Já é possível pesquisar em blogs, vídeos, discussões, entre outros. Entretanto, a força que o Facebook vem demostrando ao desbancar outras redes sociais é descomunal.
Se uma empresa dominante pode ser desbancada? Se o todo-poderoso Google perderá força? Teremos que acompanhar para descobrir.
- O fato é que isso já foi feito antes. Compartilhar, colaborar e socializar já são atitudes correntes.
Eu ficaria de olho!
Fonte: Web Contexto