Email marketing – Estrangeirismos necessários e explicados

Email marketing - Estrangeirismos necessários e explicadosSim, estamos no Brasil e este site é voltado para o público brasileiro, mas é impossível não cair em alguns estrangeirismos já associados à prática do email marketing. Por conta disso, nos desculpamos, mas, na verdade, se formos analisar mesmo, email marketing em si só já é um estrangeirismo, então fica realmente difícil escapar.

O estrangeirismo é uma palavra ou expressão estrangeira que não tem uma tradução específica ou equivalente na nossa língua. É por isso que falamos e-mail marketing ao invés de correio eletrônico para fins de mercadologia, porque é uma expressão em inglês que já é aceita no contexto brasileiro e que não tem uma tradução apropriada.

De qualquer forma entendemos a frustração de alguns usuários que não estão acostumados a alguns dos estrangeirismos utilizados frequentemente nos nossos posts. Portanto, aqui vai um pequeno glossário:

Call-to-action

A expressão ‘call-to-action’ em inglês quer dizer um chamado à ação,  e esse chamado deve sempre estar presente no conteúdo das edições de email marketing. É uma maneira de convidar seu contato a interagir diretamente com uma campanha, a sair da passividade e, através de um gesto, dialogar mais explicitamente com seu conteúdo.

Optin e Optout

Essas expressões têm relação com a permissão do contato para receber emails. Optin quer dizer que os destinatários solicitaram o recebimento de mensagens de e-mail marketing e optout significa que optaram por fazer o descadastro de uma lista de envio.

Widget

É um tipo genérico de aplicativo que funciona em uma plataforma ou software. No nosso contexto de email marketing, no Emailmanager mais especificamente, refere-se à possibilidade de manter na sua área de trabalho alguns boxes dinâmicos com informações constantemente atualizadas sobre a assinatura, plano de dados ou avisos.

E-commerce

Termo associado ao comérico realizado via internet.

ROI

Abreviação para “Return on Investment”, ou “Retorno Sobre o Investimento”. No email marketing esse dado é calculado baseado no número de conversões ou valor de compra gerados por uma edição, por exemplo.

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