Email marketing – Estrangeirismos necessários e explicados
Sim, estamos no Brasil e este site é voltado para o público brasileiro, mas é impossível não cair em alguns estrangeirismos já associados à prática do email marketing. Por conta disso, nos desculpamos, mas, na verdade, se formos analisar mesmo, email marketing em si só já é um estrangeirismo, então fica realmente difícil escapar.
O estrangeirismo é uma palavra ou expressão estrangeira que não tem uma tradução específica ou equivalente na nossa língua. É por isso que falamos e-mail marketing ao invés de correio eletrônico para fins de mercadologia, porque é uma expressão em inglês que já é aceita no contexto brasileiro e que não tem uma tradução apropriada.
De qualquer forma entendemos a frustração de alguns usuários que não estão acostumados a alguns dos estrangeirismos utilizados frequentemente nos nossos posts. Portanto, aqui vai um pequeno glossário:
Call-to-action
A expressão call-to-action em inglês quer dizer um chamado à ação, e esse chamado deve sempre estar presente no conteúdo das edições de email marketing. É uma maneira de convidar seu contato a interagir diretamente com uma campanha, a sair da passividade e, através de um gesto, dialogar mais explicitamente com seu conteúdo.
Optin e Optout
Essas expressões têm relação com a permissão do contato para receber emails. Optin quer dizer que os destinatários solicitaram o recebimento de mensagens de e-mail marketing e optout significa que optaram por fazer o descadastro de uma lista de envio.
Widget
É um tipo genérico de aplicativo que funciona em uma plataforma ou software. No nosso contexto de email marketing, no Emailmanager mais especificamente, refere-se à possibilidade de manter na sua área de trabalho alguns boxes dinâmicos com informações constantemente atualizadas sobre a assinatura, plano de dados ou avisos.
E-commerce
Termo associado ao comérico realizado via internet.
ROI
Abreviação para “Return on Investment”, ou “Retorno Sobre o Investimento”. No email marketing esse dado é calculado baseado no número de conversões ou valor de compra gerados por uma edição, por exemplo.