Quem mexeu no meu email marketing?
No já clássico livro motivacional Quem Mexeu no meu Queijo?, o autor Spencer Johnson descreve as reações de quatro diferentes personagens frente à adversidades e como cada um lida com essas dificuldades de maneiras características. O que aconteceria se trouxéssemos essa alegoria para o dia-a-dia do email marketing?
Digamos que haja quatro personagens e cada um possui uma base de dados sólida de contatos de email marketing. Por um motivo qualquer essa base passa a apresentar problemas e já não produz os resultados esperados. O que fazer? Por um lado temos os personagens que ao se depararem com uma dificuldade, como aumento na taxa de interações negativas, saem à procura de novas soluções assim que identificam o problema. Por outro lado há os que têm dificuldade em se desprenderem de seus velhos hábitos e se apegam às soluções que costumavam dar certo.
O que o livro procura mostrar são as diferentes atitudes das pessoas em relação à dificuldades, e no email marketing isso se traduz para a reação à resultados negativos nos relatórios. Há dois tipos de opções:
1) Ousar e procurar novas soluções para a sua estratégia de email marketing: isso pode significar várias coisas, dentre as quais: uma campanha de confirmação de optin, uma edição especial ou comemorativa, nova estratégia de segmentação, novo layout, diversificação de conteúdo, e muito mais.
2) Continuar com as mesmas estratégias e torcer para que os resultados negativos nos relatórios sejam apenas uma tendência passageira. Isso não é totalmente errado, afinal há fases em que as pessoas interagem menos com as edições, um exemplo claro é a newsletter informativa semanal que tem uma diminuição nos acessos durante o período de festas no final do ano. Nesse caso resultados negativos podem ser uma tendência passageira, mas na maior parte das vezes são sinal de que você deve ficar alerta e pensar em como melhorar sua estratégia de email marketing.
Portanto, quando surgir a pergunta Quem mexeu no meu email marketing?, quais dessas atititudes você vai tomar?
Fonte: Últimas do emailManager