Email marketing para Leigos: criando uma boa linha de assunto
Continuando a série com dicas de email marketing para leigos, dedicamos este post a como criar uma boa linha de assunto. Uma das coisas mais importantes para chamar a atenção de um contato é a linha de assunto. Afinal, é a primeira coisa que ele ou ela verá da sua edição de email marketing.
Aqui vão algumas dicas para capturar a atenção dos seus contatos:
- Não utilize somente letras maiúsculas. Você não está gritando com seu contato, não há razão para dar essa impressão. Essa é uma característica conhecida de spammers e você não quer ser confundido. Quando você utiliza somente letras capitais no assunto, a pontuação do SpamAssassin aumenta consideravelmente, o que reflete a maior probabilidade do seu email ser considerado spam pelos provedores.
- Cuidado com o tamanho do assunto. Muitos leitores de email mostram somente os primeiros caracteres do assunto, o que pode deixar o seu assunto cortado pela metade se for muito grande.
- Evite palavras típicas de spam como Ofertas, Já, Ganhe, Desconto, Dinheiro, etc. Essas palavras também aumentam a sua pontuação no SpamAssassin. Pense que ao invés de dizer Super Promoção de Moletons você pode passar a mesma informação com o assunto Semana de Moletons na [nome da loja].
- Seja claro. Evite assuntos genéricos como “Informativo”, “Newsletter” ou “Palestra”. Informe o seu contato claramente sobre o conteúdo daquele email.
- Cuidado com a gramática. Erros devem ser evitados a todo custo, principalmente no Assunto. Na dúvida consulte uma gramática ou um dicionário.
- Tente inovar. Fuja da mesmice e da rotina. Lembre que seu contato deve receber dezenas ou centenas de emails por dia, dê a ele ou ela motivos para se interessar e abrir a edição de email marketing que você preparou com tanto cuidado.
- Faça testes. Cada base de contatos tem um perfil diferente. Cabe a você descobrir qual é o perfil da sua. Uma boa maneira é utilizando o recurso de Testes A/B, onde você pode comprovar qual o tipo de assunto que mais atrai seus contatos.
Fonte: Últimas do emailManager